Só A Verdade pode te fazer Feliz!!!!!!

VERDADE QUE LIBERTA

VERDADE  QUE LIBERTA
Não há como deter a VERDADE!!!

domingo, 30 de setembro de 2007

E A VIDA CONTINUA!!!!!!!

As vezes nossa vida é atingida por rajadas de ventos,chuvas ,verdadeiras tempestades que nos assolam.Sem sabermos como e quando virá a bonança,ficamos com o coração agitado e não nos sai da cabeça a busca por um abrigo melhor ou a saída para essa situação.Tempestades servem para nos revelar que nem sempre temos tudo sobre controle!
Quero analisar alguns tipos de tempestade que nos atingem nessa vida.
Perdas de pessoas amadas.Acho que essa é uma das maiores calamidades que assombram o nosso consciente,pois nós, na nossa mente acabamos achando que somos ou queremos ser eternos(fisicamente falando) e tentamos também eternizar as pessoas que amamos.
A perda de entes queridos encabeça uma grande lista de desabores que têm levado muitos ao desespero.Não quero julgar quem perde o controle da razão e das emoções ao perder alguém,mais quero dizer que a morte tão temida é um dos mistérios do Nosso Grande Autor.Vivamos sem tentar explicar ou achar motivos ou propósitos da morte dos que amamos,pois nessa busca por uma justa causa tenho visto verdadeiros devaneios,que no intuito de consolar acabam atormentando e criando um vazio maior que a própria partida.
Creio que para Deus o tipo de morte não faz diferença,pois Ele Vê e Se importa realmente com as nossas almas,que verdadeiramente são o centro do ser,partindo daí, aquilo que para nós é motivo de espanto,como mortes trágicas e repentinas,são para Ele detalhes.Não que Ele seja Um Ser impessoal e Frio, não,mais seus valores independem dessa nossa visão apegada as coisas da nossa matéria nesse mundo físico.
Rejeição outra faceta que tem arrasado vidas de várias classes e meios sociais. Essa é sem dúvida uma tempestade que ninguém quer passar,mas quero te dar uma não tão boa notícia,a rejeição faz parte da vida.A Rejeição traz com ela a injustiça e o senso de que nada vale mais a pena,pois somos movidos e somos carentes de estímulos e do apoio dos que nos cercam.
Fomos criados para depender,a grande causa da destruição das famílias tem sido a fuga dessa realidade.Com medo de sermos rejeitados acabamos abandonando ou não nos envolvendo com as pessoas,para que não venhamos a ser rejeitados por elas,essa auto proteção tem um efeito "dominó" que vem causando uma superficialidade nos relacionamentos.
Traição. Quem quer ser traído? Ninguém deseja ser traído,esse temporal não é só para casais,a traição vem derrubando pessoas desde que existe ser humano,e seus flagelos causam frieza,inquietação,sede de vingança e outros males que atingem os alicerces da raça humana.
Imoralidade. Em um mundo de valores invertidos a imoralidade tem se apresentado de formas sorrateiras mas nem tão pouco devastadoras.Vemos a pedofilia,perversões e outros desvios como vícios e taras invadindo os lares pela televisão e pela rede mundial de computadores,sendo aceitas por nós sem notarmos o estrago que vem depois,o valor de um homem ou de uma mulher jogados na lama do egoísmo e no charco da busca desenfreada pelo prazer. O Que fica depois da passagem dessa catástrofe são verdadeiros "Zumbis" perambulando em busca de mais prazer para sobreviver!
Existem outras tempestades mas citarei em outra ocasião.
Não quero e nem posso deixar de falar do Poder Incomparável,insondável Da Verdade que Liberta,Jesus é capaz de Proteger e guardar nossos corações atravez da Sua Paz que não tem explicação natural.Eu sou prova disso posso afirmar que tenho sido abrigado em um lugar Seguro desde que aceitei e me abandonei Em Seus Braços de Amor Graça e Misericórdia!!! Creia que apesar de toda tempestade Ele pode te Livrar!

sábado, 29 de setembro de 2007

"Onde você esta determina o que vai morrer em você"

Tenho aprendido novas palavras que têm feito a diferença em minha vida: Educação,Substituição,atitude e condicionamento.
Ouvi essa frase que da título ao assunto de hoje,em um livro que li,e tenho sentido a importância dessa afirmação que interpretada traduz a verdadeira essência do nosso comportamento face ao lugar que nos colocamos ou nos encontramos.Não quero entrar na hermenêutica nem tentar ir fundo filosófica ou metafisicamente nesse contexto,mais sim analisar a lógica da nossa postura mental e emocional com relação ao que escolhemos ser importante para nossas vidas!
Vejamos,quando nos dedicamos a leitura de um bom livro,automaticamente estamos fazendo "Morrer" a ignorância sobre o assunto que consta naquelas páginas.
Quando nos levantamos para agir,fazemos "Morrer" a preguiça e o ócio;Quando fazemos uma caridade estamos fazendo "Morrer" a indiferença.Da mesma forma que fazemos "Morrer" certas coisas, nutrimos ou trazemos a tona novas realidades.
Quando disse que tenho aprendido novas palavras que têm feito a diferença na minha vida,não estava brincando,tenho visto a importância da Educação,não na forma simples de instrução,mas no sentido de processo de formação de atitudes e postura no dia a dia.Esse processo as vezes doloroso que faz a Substituição de atos nem tão nocivos mais que nada somam,em atitudes nobres que trazem benefícios visíveis ao viver em todos os setores.
Condicionamento,no sentido de disciplinar e trazer a transformação de atitudes antes sem nenhum sentido em novas formas de agir trazendo uma melhor forma de vida.
Uma pessoa muito importante na minha vida me alertou com relação a essas palavras,ela repetia que enquanto eu não resolvesse me Educar,me Condicionar,tomar Atitudes e Substituir meus velhos pensamentos,eu continuaria andando em círculos.
A Palavra de Deus é Viva e Eficaz e traz milhares de alertas e conselhos com relação a "Renovação da mente","Novidade de Vida","Viver de Glória em Glória" ela diz em Provérbios que "O Caminho do homem integro começa no escuro e vai brilhando até ser dia perfeito"(Pv.4:18).Eu vivia em um lugar árido,num deserto onde só existiam cisternas secas ou quando existia água era pouca e sem qualidade. Falo da vida ociosa de pessimismo,preguiça,
comodismo,auto piedade que eu escolhia viver,todos viam a minha miséria e até tentavam me ajudar mais eu não queria enxergar,por achar que daria muito trabalho e saber que não poderia ser arrebatado daquela situação medíocre,a apatia era tamanha que as forças sumiram,e passei a viver na pequena esperança de algo sobrenatural que era até louvável mais que escondia a realidade de que ,ninguém sai de uma situação de calamidade mental,emocional,física,espiritual, sem um processo de aprendizagem e de tomada de posição!
Hoje posso afirmar que existe um "outro lado", uma nova dimensão,outra margem,um oásis em meio aos desertos da vida,como Deus fez com Hagar, a mãe de Ismael que em meio ao deserto,já vendo a morte de seu filho,sem saída,sem água mais que clamou aos céus e foi ouvida por Deus que a fez enxergar um poço de águas cristalinas,mas que não abriu mão de ver o esforço daquela mulher que aparentemente sem vigor,teve que vencer a exaustão apanhar um odre(Recipiente d'agua) e ir até o poço pegar a água!Genesis 21:14 a 21)
Essa é a questão,as vezes nos encontramos em lugares que determinam o que vai "Morrer"em nós e Deus não interfere naquilo que temos o poder de fazer,isso é a Verdade!
E eu te pergunto : Onde você está? O que esta morrendo em você?
Talvez você esteja num penhasco onde só enxerga o abismo,ou então num lamaçal onde só vê sujeira e sufoco, mas eu que já estive nessas circunstâncias te garanto,não adianta um fato extraordinário,um flash sobrenatural,uma manifestação emocional, entre outras expectativas.
Só a Verdade vai te libertar! A Verdade vai te mostrar o caminho difícil, mas eficaz que identifica suas reais motivações,seus sentimentos internos,suas raízes de amargura,seus podres desejos, enfim A Verdade não acusa Ela desvenda o segredo,abre a visão e dá poder para vencer!
Muitas vezes queremos até sair do deserto,ou da lama mais acabamos decidindo continuar pois já nos acostumamos ou então porque gostamos do lugar que estamos,eu vivo dizendo que esse tal de "Ser humano"se adapta a qualquer situação:Se sente frio,se cobre com jornal;Se tem fome come lixo;se tem sede bebe água da poça;se a coluna dói acha uma posição comoda e daí vai se vivendo!
Mais sabemos que não fomos feitos para vivermos de "Jeitinhos" Deus nos Chama de Povo escolhido,Herdeiros com Cristo Seu Filho,Príncipes e Princesas portanto!
Você já viu um príncipe dando "Jeitinho" pra alguma coisa? Ele determina e pronto!
Hoje é o dia que O Senhor fez para você mudar o curso da sua vida Atravesse para o outro lado,rompa os desertos,deixe o desânimo,enfrente seus medos,suas dúvidas!
Esse é o Caminho,me dê a mão pois sozinhos nada somos,aprenda,se eduque,condicione-se,tome atitudes,substitua pensamentos,pense em coisas que edificam e que sejam justas e que tenham virtude!
Eu Garanto que Deus vai honrar seu primeiro passo!

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Quem você pensa que é?

Ás vezes esquecemos da nossa extrema dependência.
Ouvi a estoria de um jovem que resolveu dar seu grito de independência,decidiu sair da casa de seus pais e se emancipar. Chegou para seu Pai e comunicou que não era nada pessoal,mas que não tinha autonomia e estava se sentindo sufocado.
O jovem decidido e cheio de si já havia planejado tudo,e na ansiedade de fugir daquele ambiente opressor e limitado não analisou realmente o que estava fazendo e só via o que queria ver:Seus sonhos,projetos,prazeres,liberdade,não ter que dar satisfação a ninguém entre outras vantagens desenhadas em sua mente.
Derrepente o pai lhe deflagra uma série de perguntas querendo saber detalhes práticos da tão decidida "alforria":_Como você fará para sair daqui? O Jovem respondeu sorrindo e irônico: _De táxi é claro! O pai insistindo disse: _ E depois? Ele de pronto: _ Comprarei a passagem de avião e embarcarei para a cidade que escolhi,mas afinal pra que essas perguntas tão óbvias?
O pai tranquilo declara: _ Você já parou pra pensar quanto você dependerá de estranhos só para se tornar "Independente"?
O Rapaz parou tentou raciocinar e realmente não teve o que responder.
Quero hoje refletir : Quem eu penso que sou? Toda minha atitude,orgulho,ponto de vista,autoridade,inteligência,"Autonomia",Liberdade enfim o que posso fazer sozinho e isolado neste mundo???

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Qual o valor do seu dia?

Essa é a pergunta de Hoje.
Qual a importância que temos dado ao presente que Deus nos dá a cada amanhecer?
Como temos cuidado e administrado as vinte e quatro horas que ganhamos?
Tenho feito essa pergunta,ciente de que Deus nos oferta Novas Misericórdias a cada manhã!
Um novo horizonte têm se revelado a mim ,seja nos meus contatos,novas pessoas,novas amizades,conversas,no meu trabalho ,enfim, tenho procurado aproveitar cada segundo intensamente,procurado absorver cada palavra das pessoas que encontro para aprender e compartilhar novas experiências e Deus tem colocado pessoas de vários credos,religiões e pontos de vista para que num diálogo harmonioso,venhamos a concordar que Ele nos criou para isso,uma vida de harmonia independendo do carater,cultura ou outras características!
Creio em um Deus que nos dá riquezas diárias mas muitas das vezes no afã de sobrevivermos ou de lucrarmos passamos por essas preciosidades sem nos apercebermos!
Pare Tudo e Observe as Riquezas do seu Dia !!

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Pra que ir a igreja?

Pra que igreja?
Conversando com uma pessoa revoltada, com os evangélicos, ela declarou o que muitos tem concluido:
Pra que ir a Igreja,se Deus me abençoa do mesmo jeito se não sou frequentador como muitos que não saem da igreja mas vivem pior do que eu moralmente falando ?
A questão vem a tona,apartir de maus testemunhos de alguns evangélicos que apesar de "viverem dentro de igrejas"não vivem de acordo com o que professam,e isso acaba desmotivando alguns que se rebelam por criarem um senso de justiça particular e se afastam da Comunhão que Deus projetou para aqueles que reconheceram seus pecados e entenderam que não há outro Caminho,outra Verdade e outra Vida senão JESUS!
Nesta conversa deixei a pessoa argumentar e dar sua opinião e inspirado Pelo Espirito Santo pude dizer para ela que : _ Já que você desenvolveu essa capacidade de viver em plena comunhão com Deus e equilibrar sua vida sem a igreja,passe a clamar pra Deus intervir na vida desses "errados" que brincam de ser crentes,ou talvez Deus esteja querendo te uzar para ensinar esses a viverem a retidão baseados no seu testemunho,já parou pra pensar nessa questão?
A pessoa se calou sem questionar!
E é isso mesmo,não há argumento,o Próprio Jesus constatou que no meio da "Religião" é que habitavam os hipócritas,os falsos profetas,os caluniadores,os imorais,adulteros e ainda declarou "que do coração do homem é que saem os maus designios".Partindo daí vemos que onde tem ser humano têm erros,falhas,e deslizes,e isso acontesse em qualquer comunidade.
Quero não defender uma vida imoral de pessoas que se dizem santas mas que acabam degradando o nome da Igreja criada por Deus para o convívio dos que se encontraram com A Verdade,mas quero salientar a importância de um olhar compassivo e amoroso para os que caem mesmo estando numa igreja ou religião! Jesus teve essa atenção e sabia quem eram os que mesmo errados o reconheciam e queriam seguir!!
Creia que Deus sonda seu coração e sabve tudo que vc realmente pensa e julga ser verdade!

domingo, 23 de setembro de 2007

O Alvo (Extraido de Palavra Plena Sermões impressos)

Sobre Filipenses 3:12 a 16
Martyn Lloyd-Jones é da opinião que nesta passagem o apóstolo Paulo descreve em detalhe o que poderíamos chamar de método da vida cristã: "O apóstolo dá-nos aqui um retrato mais íntimo de sua própria vida espiritual e da disciplina da sua vida cristã do que em qualquer outro de todos os seus escritos". Isto significa que estudar este texto é ter acesso ao segredo da vida de um gigante espiritual. É conhecer o padrão de espiritualidade seguido pelos maiores santos de todos os tempos, pois as melhores biografias dos mais eminentes servos de Deus revelam estes princípios sendo aplicados em suas vidas. Aqui temos o caminho estabelecido pelo próprio Deus para a vida de todo aquele que tem anelos de santidade em seu coração.
Nos versos anteriores pudemos perceber qual o maior interesse da vida do apóstolo Paulo. Ele anelava por conhecer a Cristo e imitá-lo. No verso 8 ele apresenta a causa da sua santa e saudável fixação na pessoa do Salvador. A excelência do conhecimento de Cristo o fascinava. Tratava-se de um conhecimento sublime, acima dos demais e amável por si mesmo. Neste mesmo verso ele expressa seu desejo de ganhar a Cristo. Ter mais do seu Redentor. No versículo 10 mais uma vez o grande apóstolo revela o anseio de conhecer a Cristo para além daquilo que já conhecia. Mas, não apenas isto. Seu anelo era o de conformar sua vida à vida de Cristo. Experimentar o poder da sua ressurreição, a comunhão dos seus sofrimentos, a identificação com sua morte até alcançar a ressurreição dos mortos.
Ao chegarmos ao verso 12 o apóstolo Paulo exprime um fato relacionado à sua vida e a de todos os crentes. Apesar de toda a renúncia que havia feito do seu passado, da experiência da justificação pela fé e do conhecimento vivo da pessoa de Cristo que alcançara, ele relata que não tinha ainda atingido uma meta.
Antes de sabermos de que alvo o apóstolo Paulo fala, ou seja, qual o significado desta meta, precisamos esclarecer o que ele certamente não está falando quando menciona este objetivo ainda não alcançado. É fato que este alvo não pode se relacionar a sua salvação pessoal. Esta ele a tinha e sempre a teve por segura (II Tm 1:12; Rm 8: 38-39; Fp 1:6). Nos versos anteriores ele ressalta o fato de haver alcançado uma justiça gratuita que vem pela fé. Esta justiça é aquela mediante a qual Deus nos considera justos. Não por o sermos perfeitamente de fato, mas por causa da justiça que nos foi atribuída por Cristo quando nele cremos. A justificação dá-se pela graça mediante a fé somente. Quem crê é declarado justo. Quem é justo é herdeiro da promessa da vida eterna. Está fora de condenação.
É igualmente certo que o apóstolo Paulo não está falando aqui sobre o céu. Era evidente para todos que ele não havia alcançado ainda o céu. Uma afirmação como esta: "não que eu o tenha já recebido..." seria absurda se ele estivesse a dizer que não havia ainda alcançado a ressurreição dos justos. Seria como um certo escritor que disse jocosamente que as notícias referentes à sua morte eram exageradas.
Não se discute que o prêmio da soberana vocação envolvia a promessa da ressurreição final e a conseqüente entrada no céu. Todo o contexto do capítulo, no entanto, revela seu anelo de conhecer a Cristo e se conformar à forma de viver do seu Senhor e Salvador. Este era o seu alvo. O déficit que ele provava em sua vida relacionava-se a distância que sentia quando pensava numa vida semelhante à de Cristo.
A perfeição que ele ansiava alcançar era um conhecimento amplo da pessoa de Cristo associado a uma profunda identificação com a vida de Cristo. Este é um texto que sem dúvida fala sobre santificação. Isto porque a santificação trata-se justamente disto: o processo através do qual a vida do crente torna-se parecida com a do seu Senhor e Salvador. Martyn Lloyd-Jones revela sua certeza quanto a meta acerca da qual o apóstolo Paulo está falando: Ele foi salvo, como todo cristão, a fim de que ele pudesse alcançar um alvo particular, e ele descreve este alvo no versículo 10 - que ele pudesse conhecer a Cristo plena e perfeitamente; e não apenas isto, mas que ele pudesse tornar-se como Cristo, que ele pudesse conhecer 'o poder da sua ressurreição, a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-se com ele em sua morte'.
DOUTRINA: O CRISTIANISMO NOS CHAMA PARA VIVERMOS UMA VIDA DE AVANÇO DIÁRIO RUMO A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA SANTIDADE DE CRISTO.
PERGUNTA-CHAVE: COMO DEVEMOS AVANÇAR TODOS OS DIAS RUMO A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA SANTIDADE DE CRISTO?
1. DEVEMOS AVANÇAR TODOS OS DIAS RUMO A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA SANTIDADE DE CRISTO COM A CONSCIÊNCIA DA NOSSA IMPERFEIÇÃO PESSOAL.
Ninguém progride na vida cristã sem um senso de insatisfação. Uma das características dos verdadeiros santos de Deus é um sentimento de descontentamento com o nível de crescimento espiritual alcançado. No verso 12 o apóstolo Paulo expressa o sentimento de que havia em sua vida muita imperfeição a ser corrigida. Ele se sentia distante do alvo. Sabia que podia conhecer mais de Cristo e ter sua vida mais semelhante à vida do seu Salvador.
A vida cristã, por mais longe em sua jornada espiritual que um crente tenha ido, é sempre marcada por humildade. É impossível viver o cristianismo sem convicção de pecado. As lágrimas fazem parte da vida na graça. Isto porque o cristão sabe que foi conquistado pelo amor divino não apenas para ser perdoado, mas para ser santo. A fé cristã sinaliza para o crente uma vida semelhante àquela que o próprio Deus vive. Uma vida de perfeito amor. Os olhos do cristão estão postos na beleza do caráter de Deus. Um Deus que o convida para ser partícipe da beleza da sua santidade. A defasagem entre o que o cristão é e o que poderia ser o torna mais humilde, quebranta-lhe o coração e traz-lhe fome e sede de justiça à alma. Estas são ao lado da mansidão as primeiras bem-aventuranças que o Senhor Jesus nos ensinou. São algumas das principais marcas da verdadeira espiritualidade e os sentimentos que estão entre os mais presentes na autêntica vida cristã.
Ao mesmo tempo somos lembrados por esta passagem do fato de que a graça de Deus pode habitar em meio a muita imperfeição. O apóstolo Paulo admite que a justificação não produz imediatamente homens e mulheres perfeitamente santos. Não existe santificação instantânea na Bíblia. Como muito bem nos recorda Martyn Lloyd-Jones: "... perfeição e completa santificação não são alcançadas de repente... não há transição repentina de um estado de aperfeiçoamento para um estado de perfeição... em um encontro ou numa convenção você pode ter uma nova visão do amor de Deus, mas isto é muito diferente de perfeição e completa santificação".
Deste modo, um paradoxo é criado. De um lado a justificação que leva o crente a aceitar que é aceito por Deus apesar das suas imperfeições. Por outro lado o chamado à santificação que leva o crente a não aceitar a vida que leva. Uma vida ainda tão distante do ideal de Deus para o seu povo.
2. DEVEMOS AVANÇAR TODOS OS DIAS RUMO A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA SANTIDADE DE CRISTO NÃO PERMITINDO QUE A VISÃO DAS NOSSAS IMPERFEIÇÕES NOS PARALISE, MAS PROSSEGUINDO FIADOS NA VITÓRIA SOBRE O PECADO QUE CRISTO CONQUISTOU PARA O SEU POVO.
No verso 12, conforme foi ressaltado acima, o apóstolo Paulo reconhece o fato de que a graça de Deus não nos torna perfeitos no exato ponto da nossa justificação. A justificação é a garantia de que nossos pecados foram perdoados e que não há mais separação entre nós e Deus. A justificação, contudo, não é a garantia de que estamos livres completamente do pecado.A graça de Deus, contudo, que nos justifica é a mesma que nos santifica. O Cristo que conquistou para nós o perdão no Calvário é o mesmo que conquistou para nós a vitória sobre o pecado.
É justamente por isto que o apóstolo Paulo diz no verso 12 "... mas prossigo...". Suas imperfeições não geravam uma espécie de paralisia espiritual fruto de desânimo com as imperfeições da vida. Ele podia dizer: "Não que eu o tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição...". Num mesmo fôlego, no entanto, podia também dizer: "... mas prossigo...". Qual a razão de ele não haver sido vencido pelo desânimo? A razão devia-se ao fato de ele saber que a realidade dos resquícios do pecado em seu coração não era a única verdade sobre sua vida. Ele sabia que Cristo havia conquistado para ele a vitória sobre o pecado também. Não apenas o perdão. Não apenas a vida eterna. Não apenas a adoção. Mas, a santificação também: "... prossigo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus".
Porque havia sido salvo por Cristo soberanamente, o apóstolo Paulo sabia que podia conquistar o que Cristo havia conquistado para ele. Sua certeza era a de que a graça trazida por Cristo possibilita ao crente conquistar a vitória sobre o pecado. A vitória sobre aquilo que leva o homem a viver a vida que Deus não vive.
Fica de modo bastante evidente nesta passagem que o segredo da vida cristã é o crente saber quem ele é. Tomar consciência em sua vida que o pecado não lhe é mais natural. O crente é alguém que recebeu uma nova natureza. Sua natureza regenerada não deseja mais o pecado. O pecado lhe é antinatural. O segredo da fecundidade da vida espiritual do apóstolo Paulo é revelado nesta passagem. Um profundo otimismo espiritual face à presença da graça em seu coração. Ninguém avança na vida cristã julgando que o pecado é um problema sem solução. Avança-se na vida cristã sabendo que Cristo conquistou a santificação para o seu povo.
3. DEVEMOS AVANÇAR TODOS OS DIAS RUMO A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA SANTIDADE DE CRISTO ESQUECENDO-NOS DO QUE DEVEMOS NOS ESQUECER DO PASSADO, INVESTINDO NO QUE DEVEMOS INVESTIR NO PRESENTE E OLHANDO PARA O QUE DEVEMOS OLHAR NO FUTURO.
Mais uma vez o apóstolo Paulo menciona a realidade da sua imperfeição no verso 13: "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado...". Fica claro que tratava-se de algo que ele queria que os "irmãos" soubessem muito bem. Ao dizer "quanto a mim" procura apresentar a partir da sua autoridade de apóstolo algo que dizia respeito à vida de todos os cristãos. Se este era o seu caso, o mesmo deveria acontecer na vida de todos os crentes. Em seguida afirma: "... não julgo havê-lo alcançado...". Com base num minucioso auto-exame ele podia perceber que não era o que deveria ser. Uma verdadeira inspeção da própria vida resulta sempre nesta declaração. Aqui somos mais uma vez remetidos a um dos segredos de sua vida espiritual. O apóstolo Paulo submetia sua vida a disciplina espiritual do auto-exame. Carecemos de saber se regredimos em nossa vida cristã, ou se estamos vivendo uma fase de estagnação. Só descobrimos estas coisas quando de uma forma não neurótica, mórbida ou exageradamente introspectiva, examinamos a nós mesmos, aplicando certos testes à nossa vida.
A despeito de tudo, porém, uma decisão ele havia tomado: "... mas uma coisa faço...." Este é o verdadeiro auto-exame. Aquele que não nos enfraquece, mas nos leva a agir. Ficamos aqui face a face com um conceito de espiritualidade ativo. No qual as imperfeições, conforme foi falado acima, não inibem o crente de agir, e, a graça o leva a avançar esperançosamente. Aqui vemos a importância da concentração na vida cristã. Uma coisa faço! O mundo esta cheio de distrações, por isto o cristão se mantém concentrado em sua santificação. Não há espaço para esforços espasmódicos. A vida cristã é impossível de ser vivida sem disciplina. Temos que saber usar o tempo, nossas conversações, o lazer, viagens, entre tantas outras coisas mais que as vezes são inocentes em si mesmas, mas que podem se transformar em ídolos em nossa vida.
Que coisa é esta que o apóstolo Paulo fazia? Ele revela que havia tomado decisões quanto ao passado, ao presente e ao futuro de sua vida. Ele via o cristianismo como algo que deveria afetar sua visão do passado de sua vida e determinar o curso de sua história no presente com base num alvo estabelecido pela graça para o seu futuro.
Em primeiro lugar, ele destaca um tratamento que deveria dar ao seu passado: "... esquecendo-me das coisas que para trás ficam...". Que declaração extraordinária! Sobre o que ele está falando? Certamente ele está falando sobre algo que inevitavelmente temos que deixar para trás por ser incompatível com a dinâmica da vida cristã e a própria vida cristã. Nem tudo fica para trás em nossa vida. Por isto, nem sempre devemos nos esquecer do passado. Por exemplo, jamais ficará para trás em nossa vida o que Cristo fez por nós ao nos salvar. Aí está algo do qual não podemos jamais nos esquecer. Como nos esquecer das misericórdias manifestadas no passado de nossa vida?
Existem, no entanto, as coisas que para trás ficam. Ficam porque o evangelho exige que assim o façamos. Passamos por elas. Devemos deixá-las passar. Devem ser esquecidas. Por que devem ser esquecidas? Por que o evangelho fez com que elas ficassem para trás! Este é o ponto. Se o evangelho exige que elas fiquem para trás isto deve-se ao fato de que o evangelho as sepultou. E, se o evangelho as sepultou elas nos são prejudiciais à vida cristã.
Vamos agora a questão básica: o que deve ser deixado para trás? Se formos nos ater ao texto do capítulo 3 (esta é sempre uma boa forma de interpretação bíblica), veremos que o apóstolo Paulo fala de três coisas que se relacionam ao passado de sua vida. A primeira, é a religião sem Cristo. Todo o histórico de conquistas morais e espirituais dos versos de 4 a 6. Estas coisas deveriam ser deixadas para trás por serem fonte geradora de soberba. Com o evangelho no coração ele podia prescindir de todas elas. A segunda, é a que ele nos apresenta nos versos 12 e 13. Sobre o que ele nos fala nesses versos? Ele fala tanto de algo que já havia conquistado como de algo que não havia conquistado ainda. Ele já se via dentro de um processo. Alguma coisa estava em curso na sua vida. Havia, contudo, em seu coração um senso de ausência. A falta de algo que ele julgava que deveria lutar para alcançar. A terceira, são os erros que cometeu após sua conversão. Como ele haveria de dizer que não havia alcançado a perfeição senão através da percepção das falhas de sua vida?
A conclusão a que chegamos é que o apóstolo Paulo queria se esquecer das seguintes coisas: - A religião sem Cristo, com todo seu histórico de façanhas espirituais e legalismo religioso. Isto poderia levá-lo a soberba tola.- As etapas da vida cristã que já havia passado e que deveriam conduzi-lo a algo maior. Isto poderia, caso não o fizesse, a levá-lo a estacionar numa fase que deveria servir de plataforma para a promoção de algo maior. Diz Martyn Lloyd-Jones: Muitos cristãos estão com problemas porque tentam viver das experiências passadas. Eles se lembram das suas experiências e tentam sacar alguma coisa delas; eles estão, como se fosse, retirando algum capital que lhes foi dado no passado, sem receber nada no presente. Paulo denuncia isto; este não é de modo algum o seu método. Ele não se agarra ao passado, ou vive de suas experiências; seu método é ativo, avançando em direção do futuro.
- As derrotas do passado frutos da imperfeição da sua vida. Isto poderia levá-lo ao desânimo.Esquecer-se de todas estas coisas era fundamental para que ele se mantivesse fiel ao evangelho e não permitisse que obstáculos surgissem em sua jornada espiritual. Esquecer-se da antiga religião é fundamental porque o evangelho nos remete para algo diametralmente oposto. Trazer vícios da antiga religião para o cristianismo é cair, ou no legalismo adoecedor, ou cair no orgulho espiritual suicida. Esquecer das etapas da vida cristã já transpostas é importante porque o cristianismo é sempre uma religião que acrescenta coisas ao homem. Uma bênção conduz a outra. Ele já havia sido justificado. Sua preocupação não deveria ser mais com o perdão dos pecados, mas com a santificação do seu ser.
Não havia espaço em seu cristianismo para o saudosismo, a culpa, a fixação infantil numa etapa da sua jornada espiritual ou a estagnação numa das fases da vida cristã. Isto liberava uma energia enorme que podia ser canalizada para o que ele menciona a seguir. William Hendriksen ajuda-nos a entender à luz da metáfora usada por Paulo a importância para nossa vida de não "olharmos para trás": "O corredor não olha para trás. Sabe que se o fizer perderá velocidade, saíra da pista, e fracassará em seu intento de ganhar. Além do mais, virar a cabeça enquanto se corre é sumamente perigoso". Assim, ele poderia aplicar todo seu vigor em algo muito mais valioso. Ele fala de um avanço contínuo para as coisas diante de que estava: "... avançando para as que diante de mim estão...". Hendriksen nos lembra que "o verbo empregado no original é bastante gráfico. Pinta o corredor com todos os seus músculos e nervos tensos, correndo com todas as suas forças para a meta, com a mão estendida como se quisesse agarrá-la". Martyn Lloyd-Jones nos recorda que o verbo usado para avançando é o mesmo que ele usou no verso 6 para falar da sua perseguição da igreja:Lá ele desceu a estrada, respirando ameaças e morte, perseguindo a igreja. E, este é o modo pelo qual está vivendo a vida cristã. Assim como ele uma vez seguiu os cristãos e os caçou e os procurou em todo canto e esquina, desse modo ele está agora seguindo esta coisa pela qual ele foi conquistado.
A vida cristã é uma vida de constante avanço. O cristão sabe que Deus tem para ele o que é excelente. Deus decretou ter mais filhos aos quais lê pudesse amar com o amor que tem por Cristo. O amor que Deus tem por Cristo é um amor complacente. O Pai se deleita no Filho. A felicidade do Pai consiste em contemplar a beleza do seu Filho amado. O Pai no predestinou para esta salvação a fim de que sejamos partícipes do prazer que ele tem no Filho. O Pai quer se ver em nós! Por isto o crente avança. Usa sempre o seu presente para que cada segundo o leve na direção do sonho de Deus.
O crente regula sua vida como um todo com base em um alvo que tem para o futuro. Se não sabemos para onde ir, qualquer caminho que tomemos nesta vida fará sentido. Viver, porém, sem fazer escolhas racionais que devem sua razão de ser a um plano pré-estabelecido em bases intelectuais sólidas, é viver a vida dos animais irracionais. O apóstolo Paulo revela que sabia de antemão como deveria administrar o seu dia. Os caminhos que teria, conseqüentemente, de escolher: "... prossigo para o alvo...". Tudo em sua vida que não se ajustasse a este alvo haveria de ser lançado para longe por ele. Todos os demais alvos de sua existência eram subservientes a este alvo maior.
4. DEVEMOS AVANÇAR TODOS OS DIAS RUMO A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA SANTIDADE DE CRISTO SABENDO DE ANTEMÃO QUE FOMOS SOBERANAMENTE CHAMADOS POR DEUS PARA SERMOS PERFEITAMENTE SANTOS.
Não há vida mais emocionante do que a cristã. É a única que tem o direito de ser considerada como tal. Mas, certamente viver a vida cristã em um mundo como esse é expor a própria existência a inúmeros perigos. O cristianismo atrai perseguição. Vale a pena ressaltar não apenas isto, mas o fato de que o próprio desenvolvimento da vida cristã está exposto a muitos obstáculos, neste mundo que não é o habitat natural para aquele que é santo. É como subir uma montanha. Lá está alguém num determinado ponto da escalada tendo que administrar um escorregão e a necessidade de retomar um caminho difícil.
Nada é mais importante abaixo do trabalho do Espírito Santo na vida do crente do que a motivação da Palavra de Deus. É o fogo no coração que a verdade do evangelho põe que faz o crente lançar para longe de si o desânimo. No verso 14 o apóstolo Paulo revela o pensamento que norteava toda sua busca por Cristo e uma vida de santidade. Primeiro, ele fala de um prêmio. Ou seja, o glorioso resultado final da salvação trazida por Cristo. Em seguida, ele menciona a "soberana vocação de Deus". Ele se via como alguém que fora soberanamente vocacionado, ou chamado por Deus. E, isto, "em Cristo Jesus". Algo que lhe chegara à alma quando ele teve seu encontro com Cristo.
Bom, buscar a santificação e a Cristo é atender o chamado soberano de Deus. Aí está toda a glória do evangelho! O evangelho quando aplicado pessoalmente pelo Espírito Santo na vida de um homem, representa Deus o chamando para ser salvo deste mundo, não imitar a Satanás, vencer a si mesmo, a fim de participar da santidade de Cristo. Não há propósito maior de Deus para nossa vida do que este.
É a origem divina desta vocação que leva o crente a concentrar-se inteiramente nesta meta. Quem o chamou para participar desta vida foi o próprio Deus. Quem o estimula a continuar correndo é Deus. Quem lhe dará o prêmio será Deus.
5. DEVEMOS AVANÇAR TODOS OS DIAS RUMO A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA SANTIDADE DE CRISTO CONCILIANDO A DEPENDÊNCIA DE DEUS COM O TRABALHO HUMANO.
Há etapas da salvação que são monergísticas e há etapas da salvação que são sinergísticas. Quando pensamos na regeneração, por exemplo, somos levados a crer que trata-se do trabalho de Deus somente em nossa vida. Da mesma forma que não somos responsáveis pelo nosso nascimento biológico, não somos responsáveis pelo nosso nascimento espiritual. Não podemos ser. Estávamos mortos e Deus teve que nos dar vida a fim de que atendêssemos a sua voz. Já a santificação é uma obra onde ocorre uma sinergia. O trabalho de duas pessoas. Deus e o crente regenerado.
Esta doutrina nos é ensinada nos versos 15 e 16 que destacam o lado divino-humano da santificação. Senão vejamos: primeiro, o apóstolo Paulo faz um apelo aos que são perfeitos. Aqui ocorre uma aparente contradição. Sabemos que ele já havia acabado de dizer que nenhum cristão é perfeito. E, agora faz um apelo aos que são perfeitos. De quem ele está falando? Ele está falando certamente de si mesmo e das mesmas pessoas que considera imperfeitas tal como ele. Uma afirmação pode ser verdadeira e ao mesmo tempo falsa quanto a alguma coisa dependendo da perspectiva em que tratamos da questão.
Nenhum crente é no campo da santificação perfeito, mas todos os crentes são perfeitos no campo da justificação. A santificação tem seus graus de perfeição. Varia de pessoa para pessoa em intensidade. Já a justificação não. Ninguém pode ser mais justificado do que outro em razão do fato do perdão que Deus nos concede ser perfeito e o sacrifício de Cristo na cruz suficiente para cobrir todas as nossas iniqüidades. É possível, e este é o ponto de vista de grande parte dos comentaristas bíblicos, que o apóstolo Paulo esteja falando sobre crentes amadurecidos que haviam alcançado este nível de interesse pela santificação de suas vidas. F. F. Bruce partilha deste ponto de vista: "... a ambição centralizada em Cristo, expressa por Paulo, é o que deveria caracterizar todos os crentes 'maduros', isto é, perfeitos".
Os que são perfeitos quanto a sua posição diante de Deus, ou que alcançaram certo nível de maturidade, sempre terão alguma deficiência a ser superada em seu entendimento da verdade. Estes podem "... pensar de um outro modo...". Poderiam ter dúvidas quanto a certas particularidades da verdade.
Deus, porém, que os havia chamado para serem santos, haveria de estar com eles em todo o processo. Trazendo-lhes algo de tão grande importância para a vida cristã que vem a ser esclarecimento: "Deus vos esclarecerá". Pelo seu Espírito Deus lhes traria entendimento espiritual. Os ajudaria a aplicar a verdade, a discernir o que ao homem foi dado conhecer daquilo que só será compreendido na glória celeste. Tudo o que eles deveriam fazer era ser pacientes nas suas indagações, esperando em Deus a resposta que haveria de lhes trazer esclarecimento. Martyn Lloyd-Jones comenta: Este é certamente um princípio muito saudável. A maneira do apóstolo de lidar com aquelas dificuldades e com algumas perplexidades intelectuais é esta: prática! Coloque em operação as coisas centrais acerca das quais você está certo e se você fizer isto, Deus então revelará a você a verdade concernente aquelas outras coisas.
Apesar do socorro divino, no entanto, a eles cabia andar "... de acordo com o que já alcançamos". Eles não deveriam estacionar na vida cristã. Era-lhes mister usar cada etapa da vida cristã para alcançar a outra. Com base no conhecimento já adquirido prosseguir na direção da meta gloriosa estabelecida por Deus. Conforme diz William Hendriksen: A norma foi estabelecida. O princípio - 'estamos muito longe de ser perfeitos, mas em Cristo devemos esforçar-nos para alcançar a perfeição' foi enunciado e exemplificado. Que nossas vidas, pois, sejam regidas pela consciente aplicação deste princípio. Jamais deve ser abandonado.
Resumindo, aqui temos de acordo com a descrição do apóstolo Paulo o que cabe ao crente fazer e o que ele deve esperar da parte de Deus. Ao crente cabe:- Compreender que já foi objeto de uma obra de transformação da graça de Deus, e, justamente por isto o apelo a santificação é feito a ele. - Com base em entendimento da verdade, cultivar em seu coração o sentimento de amor por Cristo e pela vida de santificação.- Ter esperança de que Deus lhe dará entendimento espiritual sempre que precisar.- Andar de acordo com as etapas que correspondem às conquistas espirituais e entendimento da verdade obtidos mediante a fé em Cristo.
APLICAÇÃO
1. CONSIDERE DE MODO SOLENE E QUEBRANTADO SUAS IMPERFEIÇÕES.
Esta é a condição indispensável para uma vida de crescimento espiritual. Somente emendaremos de modo resoluto nossa vida se experimentarmos convicção de pecado. Não existe nada que nos impeça mais de crescer na graça do que uma cega satisfação com a nossa vida cristã. Evite medir sua vida pela daqueles que o cercam e estão como a se arrastar em sua vida espiritual. Veja sua vida à luz da meta que a Palavra de Deus apresenta. Olhe para Cristo e sua completa dedicação à vontade do Pai. Pense nos seu amor pelos perdidos. Sua misericórdia pelos sofredores. Sua dedicação aos seus discípulos.
2. NÃO PERMITA QUE A VISÃO DAS SUAS IMPERFEIÇÕES O LEVE A CONSIDERAR-SE NÃO CONVERTIDO.
Há uma boa forma de você saber que suas imperfeições não são os defeitos dos hipócritas e sim as deficiências restantes na vida dos santos de Deus. Os santos não conseguem conviver com o pecado. Não tratam de adulterar a Bíblia a fim de fazer com que o seu pecado caiba nela. Você se inquieta com suas imperfeições? Elas lhe são um peso? Você tem lutado para abandoná-las?Lembre-se que você foi justificado pela graça mediante a fé somente. Buscar paz para a consciência numa vida perfeita é cair em areia movediça. Você foi salvo para a vida perfeita, não pela vida perfeita. Aliás, você foi salvo sim pela vida perfeita, mas não a sua, e, sim, a do seu Salvador que é o Cordeiro Santo de Deus que morreu pelos seus pecados e cumpriu a lei para que você alcançasse a vida eterna. Lembre-se que o apóstolo Paulo se considerava salvo apesar das suas imperfeições.
3. EVITE A TODO CUSTO CRER EM PROMESSAS DE SANTIFICAÇÃO INSTANTÂNEA.
A santificação é um processo. Não pode ser alcançada num final de semana em um retiro. Um grande incremento a nossa santificação pode ocorrer num encontro, retiro, congresso ou convenção. A idéia, contudo, de que podemos ser subitamente alçados a uma vida sem pecado, lutas e tentações vai de encontro a tudo que a Bíblia nos ensina. A santificação é luta diária. Uma bênção que tende sempre a aumentar na vida do crente disciplinado, mas que nunca lhe vem de modo súbito e perfeito.
4. CREIA QUE A GRAÇA DE DEUS JÁ O TIROU DA ESCRAVIDÃO DO PECADO.
Saiba quem você é. Não se veja como um escravo do pecado. Alguém que só deve contar com a graça misericordiosa e perdoadora e não com a graça poderosa e transformadora. Satanás fará de tudo para convencê-lo que não há mais esperança. Que sua vida é a mesma. Que genética é algo mais poderoso do que graça. Que a força dos antigos hábitos e maior do que o poder da regeneração. Creia que onde todos os da sua família falharam você pode sair vitorioso, porque você nasceu de novo.
5. PRATIQUE SEMPRE A DISCIPLINA DO AUTO-EXAME.
Não existem atalhos na vida de santidade. Um caminho que tem sido tomado pelos grandes santos de Deus na história é o da prática diária do auto-exame. Estes homens sempre entenderam que não haveriam de largar o pecado, detectar faltas que muitas vezes passam despercebidas pelos que as praticam e avançar na vida de santidade, sem avaliarem sua conduta diária. Faça certas perguntas diariamente a si mesmo: - Usei o dia para a glória de Deus?- Tenho manifestado um espírito de autonegação em minha vida?- Pratico os exercícios devocionais que aproximam a alma de Deus e fortalecem o coração? - Pessoas têm sido levadas a Cristo por meu intermédio?- Sou um adorador?- Sou grato a Deus?- Vivo como que sabe que a vida é dura, curta e incerta?- Tenho me preparado para o dia da minha morte?- Os que me são mais próximos podem dizer que vêem Cristo em minha vida?- Sou generoso?- Manifesto em meu viver diário amor pelos homens?Procure sondar o seu coração através do sermão do monte, dos dez mandamentos, da lista do fruto do Espírito e de todos os textos bíblicos que falam sobre santificação. Leia biografias dos grandes santos de Deus. Examine seu estado de alma tomando como base a vida que estes homens viveram. Peça para que pessoas de sua confiança lhe digam quem você é. Faça um inventário das suas últimas conversas, pois uma boa forma de sabermos quem somos é avaliando o conteúdo do que sai dos nossos lábios. A boca fala do que o coração está cheio!
6. AJA DE MODO CONCENTRADO.
Uma coisa faço! Não há santificação sem luta. Precisamos agir. Não espere que a vida de santidade lhe caia subitamente do céu. Crie hábitos de santidade. Evite o que pode arrefecer o fogo do Espírito em seu coração.Fuja de toda distração. Não permite que nada ocupe em sua vida em termos de importância, dedicação de tempo e anelo do coração, o lugar da busca por uma vida santa. Cuidado com dedicação exagerada a coisas que em si não são pecaminosas, mas podem roubar-lhe tempo precioso que você poderia dedicar ao cultivo do seu coração.
7. PROCURE SE ESQUECER DAS COISAS QUE PARA TRÁS FICAM.
Evite trazer para dentro do cristianismo os vícios da antiga religião. Repila os rudimentos deste mundo. Fique com o evangelho somente! Não viva de experiências passadas. Não acumule o maná! Busque o novo que o Deus das doces surpresas tem para a vida do seu povo. Lance decididamente para longe de si toda nostalgia. Olhe para frente. A vida cristã é uma vida que avança. O melhor que Deus reservou para você e para mim está por vir.Use cada etapa da vida cristã para avançar para uma outra. Seja cobiçoso. A Bíblia não condena a cobiça que faz a alma ser consumida pelo desejo daquilo que é sumamente bom.Esqueça-se dos pecados que você praticou dos quais o próprio Deus já se esqueceu. Use esta energia que a culpa consome para a prática do bem. Não olhe para trás! Você está no meio de uma corrida. Mantenha os seus olhos fixos na linha de chegada. Olhar para trás pode desviá-lo do caminho ou levá-lo tropeçar.
8. NÃO SEJA MOLE NA ADMINISTRAÇÃO DA SUA VIDA CRISTÃ.
Imite os atletas. Esta é uma metáfora muito usada e querida para o apóstolo Paulo. Não olhe para trás. Olhe para frente. E corra! Não há tempo a perder. Aplique suas energias. Use a determinação que você já usou para passar em concursos, ganhar músculos, ficar belo, ganhar dinheiro, entre outras coisas mais, para ser santo.
9. MEDITE TODOS OS DIAS SOBRE A GLÓRIA QUE É SER CRISTÃO.
Lembre-se que foi Deus que soberanamente o chamou. Sendo assim, a carreira por si só já é gloriosa. Contudo, há um prêmio a ser dado pelo próprio Deus. Algo que atende a todas as expectativas humanas. Satanás está por acaso querendo jogá-lo contra Deus dizendo que a vida cristã tem sido dura para você? Confronte-o! Resista-o! Pregue para si mesmo dizendo que não há vida mais fascinante do que a cristã. É privilégio sem fim atender o chamado glorioso e santo de Deus.Analise a vida dos ímpios. Ela é desejável? Faz sentido viver uma vida que por si só não satisfaz e que caminha para algo pior? Menosprezar o chamado de Deus é razoável? Diga: "fui chamado soberanamente por Deus em Cristo Jesus para participar da santidade de Deus. Que glória atender este chamado!".
10. COMPREENDA QUE A SANTIFICAÇÃO É UMA OBRA DIVINO-HUMANA.
Lembre-se que você já encontra-se já está em estado de graça. Foi justificado. Está em processo de amadurecimento. Algo de maravilhoso já aconteceu em sua vida. Mantenha firme o seu entendimento da seguinte verdade: Deus o chamou para ser partícipe da santidade de Cristo.Não permita que as coisas que você não compreende no cristianismo impeçam você de viver à luz do que sabe ser verdadeiro e entende muito bem. Aguarde em Deus a solução para os seus problemas intelectuais. Se você tem dúvidas quanto a própria maneira de administrar sua vida cristã, lembre-se de que Deus prometeu que lhe esclarecerá.Ande de acordo com o que já alcançou. Não permita que ninguém o demova da verdade do evangelho. Use cada verdade compreendida e cada etapa alcançada para avançar. Não estacione. Deus o chama para cruzar a linha de chegada.
CONCLUSÃO
Nesta passagem tão importante para o lado prático da vida cristã, tomamos consciência de duas coisas: a primeira, a origem gloriosa do nosso chamado para viver a vida cristã. Fomos vocacionados soberanamente por Deus em Cristo Jesus. A segunda verdade tão importante para nossa vida, é que há um método, uma forma, um caminho apontado pela Palavra de Deus para que alcancemos a santidade de vida.Que sejamos até a medula tocados pelo chamamento divino que nos convoca para sermos participantes da santidade de Cristo e um dia ressuscitarmos para uma santificação perfeita. Que tudo isto nos empolgue e anime. E que tomemos o caminho que já foi trilhado pelos grandes servos de Deus no passado a fim de que sejamos santos. Nesta passagem, portanto, recebemos a motivação para a santidade e somos apresentados ao caminho da santidade. Que de modo similar ao apóstolo Paulo possamos dizer: "... prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Estar maravilhado com este prêmio e saber como prosseguir para o alvo são os principais segredos de uma vida santa.@ANTONIO CARLOS COSTAIGREJA PRESBITERIANA DA BARRA

sábado, 22 de setembro de 2007

Hoje acordei sobrecarregado mas Deus me libertou com essa palavra!!!

Animo para vencer!!!!

Ânimo em meio às aflições
Irmãos amados a vida geralmente é muito severa, dura e sofrida! O Senhor Jesus já avisou-nos que os seus servos teriam estas provações (Jo 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.) e elas realmente vêem, somos surpreendidos pelas dificuldades em momentos nos quais a fraqueza aparentemente nos envolve; a carne logo se deixa tomar pela tristeza e abatidos, a tendência é acolhermos o desespero. Com a carne em alta, fechamos a porta para o agir do Espírito de Deus, ficamos sem direção e o horizonte tornar-se sombrio!
Servos amados, o mandamento do Pai é que devemos ser fortes (Ef 6.10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.), porém, para que tenhamos força, paz e o coração cheio de esperança e necessário que haja uma volta para os caminhos de Deus é preciso deixar-se encher pelo amor, quando amamos (Mt 22.37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.) verdadeiramente ao Senhor, somos constrangidos, mesmo em meio à fraqueza, a desenvolvermos uma vida de comunhão e o enchimento pelo Espírito Santo.
É a vida santa e pura (Lv 20:7 Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. 1Pe 1:16 porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.) que nos habilita a recebermos de Deus meios para sermos inabaláveis, firmes como a rocha; e aptos a vencermos toda e qualquer sorte de tentações e ou provações produzidas pelas ações do maligno. Quando a vida é santa, os frutos (resultados) produzidos são segundo o coração de Deus (Gl 5:22-25 Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a natureza humana delas, junto com todas as paixões e desejos dessa natureza. Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida!), mas, se contrariam ao Pai é certo que estamos longe dEle e abertos ao toque do inimigo.
Procure desenvolver uma vida de amor a Deus; santa, pura e cheia do Espírito Santo; medite continuamente na Palavra Santa, sejas firme nas orações e sacrifique continuamente com jejum é um sacrifício agradável a Deus. Quando nos encontramos nesta verdade de Deus somos vencedores (Rm 8:37 Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.), capacitados a prosseguir nesta terra com a vida cheia e o coração transbordante de esperança e vitórias. ânimo portanto!
Para vencer as investidas do maligno é preciso que tome posse da autoridade dada por Deus, declare ao maligno, todas as manhãs que és do Senhor, ore nestes termos: “Declaro em nome do Senhor Jesus que este dia é para a Sua honra e glória e, proíbo a ação do diabo e seus demônios contra a minha vida e as coisas que me pertence!" (esta declaração é apenas um exemplo, a tua comunhão com o Senhor certamente o fará ser mais especifico.) A seguir, se vista com a armadura do Senhor (Ef 6:11-18 Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a boa notícia de paz. E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno. Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá. Façam tudo isso orando a Deus e pedindo a ajuda dele. Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus. Fiquem alertas. Não desanimem e orem sempre por todo o povo de Deus.) E procure ser santo e fiel a Deus em teu agir, para que não abras brechas e permita que o diabo tenha condições de tocar em tua vida.
Irmãos, as aflições e problemas sempre estarão a nosso lado, o que não podemos permitir é que a carne se deixe abalar, interferindo na fé e no agir de Deus na vida.
Seja vitorioso com o Senhor Deus. Elias R. de Oliveira

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Pecado

Pecado=Transgressão,culpa,falta,erro ou ação má,pena,lástima enfim essas são algumas das definições de pecado.
Mais afinal o que o pecado significa para você?
Tenho notado que a cada dia as pessoas querem esquecer que essa palavra existe,os mais intelectualizados dizem que Pecado é uma forma de chantagem para manobrar a mente dos mais incautos e assim dominar a grande massa,levando-os a viverem um "fanatismo religioso".Os Jovens em sua maioria não têm tempo de parar para pensar em Pecado,os mais experientes até tem uma opinião formada mais preferem os seus afazeres mais "importantes"não quero ficar citando a forma de encarar o Pecado que cada ser humano tem,mais preciso dizer que o Pecado cega,adoece,aniquila,cauteriza o homem de uma maneira sutil e aparentemente legal.
Quando criança fui ensinado a fazer tudo certo e se errasse era pecado.Falar "palavrão" brigar com meus irmãos,responder Pai e Mãe,pegar manga no pé do sítio do vizinho enfim...
Crescemos e a proporção aumenta,daí vem as leis e códigos que geralmente são driblados sempre com um "Jeitinho"! Não estou aqui pra julgar e nem dar as cartas de uma vida regrada e sem Pecado,mais quero dizer que tudo que vai contra a Natureza de Deus é pecado!
Vemos o mundo mergulhado em um caos inédito,graças a ignorância total da humanidade que com seus pontos de vista,suas teorias,novas teses e soberba anestesiam suas consciências com o objetivo de romper limites que nunca deveriam ser ultrapassados e isso não só com relação a destruição da natureza física(meio ambiente)mas também no aspecto moral,onde o respeito e o amor pela vida estão praticamente no fim.
Mestres,líderes,filósofos,cientistas,os formadores de opinião,não querem dar o braço a torcer que: O desprezo ao real significado da palavra Pecado, que é a afronta A Deus e seu plano para dar a felicidade plena ao homem,têm destruído a humanidade.
Nessa total apatia com relação às coisas de Deus é mais fácil caçar e perseguir os "pobres sem cultura" que pregam a VERDADE que Liberta! É uma defesa natural querer calar aquilo que nos revela o nosso próprio erro,é muito mais fácil seguir as correntezas do instinto animal ,da satisfação a qualquer preço ,da devassidão famigerada que só destrói a mente e os sentimentos de amor,justiça,fraternidade,sentimento esses que deveras são ridicularizados e desprezados,por indivíduos que se travestem de uma falsa certeza,de uma reles opinião moderna,de um senso de liberdade que nada mais é do que a busca pelo desejo e prazer,um desejo egoísta que vem camuflado de várias formas,na cultura contemporânea,nas seitas e religiões "modernizadas",nos apelos para deixarmos os "fardos",as cobranças,as obrigações,o "sacrifício".Sou a favor sim de uma vida sem pagamento de indulgências e chantagens espirituais que bitolam e limitam a visão do ser humano,mais pregar uma vida onde só existe os direitos e sem limites é outra conversa.Precisamos dos limites fomos criados para conquistas,para novidades,inovações,isso está em nós,mais fazer disso um pretexto para abandonar as fronteiras da vida descente e pura é loucura e isso é o que vem acontecendo,é"assim que caminha a humanidade".
Felicidade é ter limites,é viver bem apesar das circunstâncias desfavoráveis,é seguir a paz mesmo quando nos apresentam as guerras,é ter a liberdade de escolher o domínio do desejo pra respeitar a quem se ama,é calar mesmo com razão,tendo a certeza de que a VERDADE vai ser manifesta em tempo oportuno,e com certeza o mundo nunca vai achar essa felicidade no caminho que vem andando!
Pecado existe sim e é ele que tem dizimado vidas ,destruindo casamentos e famílias. Mais existe uma solução: Conhecer a VERDADE,só assim seremos libertos do pecado que amarra,aprisiona e mata pois esse é o salário do pecado a morte! Creia que hoje mesmo se você invocar o Nome Poderoso de Jesus que é a VERDADE, vai receber o alívio para a sua vida e verá que a Felicidade Plena é possível!!!!

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Comunicação

Queridos não sei como os comentários foram bloqueados? Agora já podem participar com troca de informações!!!!

A Culpa que imobiliza!!!!

A vitória que Deus nos dá sobre a culpa

"A culpa é um dos inimigos do homem, acusações do passado têm assolado a vida de homens e mulheres a cada dia, até mesmo aqueles que já entregaram a sua vida ao Senhor Jesus.
Alguns pregadores e palestrantes ainda batem na tecla da maldição hereditária para os cristãos, é a parcela de culpa pelo passado dos seus familiares ou até gerações passadas. Pronto já não bastava o passado de alguém ser talvez trágico, agora a culpa é também do que até a quarta geração fez! Este não é uma bate papo sobre Maldição Hereditária, estou preparando um especial para este assunto, o meu objetivo é levar até você a paz que excede o entendimento, não aquela que o homem pode dar, mas aquela que Cristo oferece a todos os que o aceitam como Senhor e Salvador.
O que você precisa entender é que Cristo se sacrificou para que você tenha a salvação e o alivio de seus pecados.
MAS O QUE É A CULPA?
A culpa é um sentimento causado por algum ato feito que o mesmo trouxe uma certa inquietação na alma.Talvez um ato de vingança, um ato e violência verbal ou até física, palavras jogadas ao vento sem pensar que ainda incomodam a sua vida.Quero dizer a você que todos nós um dia fizemos algo que nos trouxe culpa.
Alguns pregadores dizem que Herodes até hoje não cansa de lavar as suas mãos no Hades pelo sentimento de culpa porque negou um ato a favor do filho de Deus. Em certos sermões, pregadores dizem que o fogo literal não será maior castigo para o morador eterno do inferno, mas o que vai infernizar a sua vida é a culpa de não ter atendido a voz de Deus quando ele foi chamado para aceitar a Cristo. Uma culpa irreparável!
Quantos não são Ermitões em suas próprias casas, quantos não abrem a sua boca com medo de ocasionar outra atitudes que possam trazer a culpa. Vidas solitárias pela culpa.
A culpa pode levar ao suicídio, a culpa de não ter estudado, de não ter casado, acabar um relacionamento, a culpa de não poder ser prestativo a sociedade e a sua própria família, estes são somente algumas culpas que pode estar fazendo parte da sua vida. Mas deixe agora a sua culpa e recebe do trono de Deus uma palavra que pode mudar a sua vida , infalível contra qualquer tipo de culpa.
Como vencer a culpa?
A prioridade de quem sofre com a culpa é ser entendido por alguém que não o julgue naquele momento, mas o entenda e o ajude a vence-la.
Eu quero apresentar a você três pessoas que podem te ajudar e entender os seus problemas: Deus, Jesus e o Espírito Santo.
Você já conhece? Então porque ainda sofre com este mal?
Deus te amou tanto que colocou a sua disposição o seu Filho Jesus, o Espírito Santo e ainda uma palavra Fiel e verdadeira a seu dispor, basta você conhecer estas armas e entender que você não precisa se escravizar pelo seu passado.
Para que você fique livre da culpa é preciso você pedir perdão a Deus do que você fez! Basta você entender que quem se arrepende de seus erros, confessa e deixa, Deus é fiel para perdoar qualquer tipo de ato.
Detecte o seu problema, aquele que tem feito você de escravo, converse com Deus sobre ele, desabafe com o Senhor dos Senhores o seu sentimento, diga o porque você fez aquilo, abra o seu coração a Deus e peça que ele perdoe a sua vida. Não fique com medo de dizer ao Senhor o que fez por vergonha, porque ele sabe muito bem o que você fez pela sua onisciência. Peça ao Senhor o que o Salmos 139 v. 23-24 diz:
“Sonda-me o Deus, conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se existe em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”.
Este deve ser o seu pedido, sincero diante do Senhor, e após você reconhecer que errou, o arrependimento bateu forte ai no seu coraçãozinho, sinta o refrigério do perdão de Deus na sua vida.
O sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado, não aceite acusações do inimigo, porque a palavra de Deus diz:
Romanos 8 v. 1 “Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito”.
Romanos 8 v.34 “Quem os condenará? Pois é Cristo quem morreu ou, antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o que está à direita de Deus, e também intercede por nós”.
Você já parou para pensar que se o diabo te acusa a cada dia, por outro lado você possui um advogado que nunca perdeu uma audiência que é Jesus!O cristo intercede por nós diante do pai, o que as acusações de homens podem te afetar se diante do Criador você está perdoado?
Pecados dos antepassados? Ora a palavra me diz em Ezequiel 18 v.20
“A alma que pecar, esta morrerá. O filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”.
Quem sabe o diabo tem usado pessoas para atacar o seu passado na sua cara, mas lembre o que a palavra diz:
Tiago 4v. 7 “ Sujeitai-vos pois a Deus , resisti ao Diabo , e ele fugirá de vós.”
Resista as acusações do inimigo, se existe aquela voz que vem aos seus ouvidos a acusar a sua vida, se você já se arrependeu e pediu perdão ao Senhor em nome de Jesus, isto não é de Deus. Resista a acusação do inimigo e diga a ele:
“Os meus pecados foram lavados no sangue do cordeiro, sou livre deles pelo sangue de Cristo, mas se você quiser lembrar o meu passado vou lembra-lo do seu futuro, Inimigo você será lançado no inferno com seus anjos caídos e eu estarei na gloria com o meu Senhor porque ele já me deu perdão dos meus erros. A culpa não faz parte da minha vida!”.
O profeta Isaias escreveu assim:
Isaias 43v. 25 “ Eu (Deus), Eu mesmo , sou aquele que apaga as tuas transgressões por amor de mim e teuspecados não me lembro.”
Isaias 43v. 22 “ Desfaço as tuas transgressões como nevoa e os teus pecados , como nuvem.Torna-te para mim , porque eu te remi.”
NÃO SOFRA COM A CULPA, SE VOCÊ É CRISTÃO.
AGORA SE VOCÊ SOFRE COM A CULPA, SE VOLTE A JESUS, RECONHEÇA O SEU SACRIFICIO NA CRUZ E RECEBA O PERDÃO DOS SEUS PECADOS E FIQUE LIVRE DA CULPA. "
--------------Dados do Autor: Pr. Alexandre Farias é Consultor Teológico do Instituto Cristão de Pesquisa é Pastor, Palestrante e Conferencista, ministra estudos sobre seitas e heresias , autor da Apostila Bruxaria para crianças – Realidade ou fantasia?Contatos: restauravida@uol.com.br

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Porque pecamos?

Essa manhã após uma queda,resolvi pesquisar :"Porque pecamos?"
Deus me mostrou através de uma publicação do Diácono Joalsemar Araújo do Projeto Vida nova de Irajá(Prof.do Seminário Vida Nova) Uma definição ungida e inspirada por Deus,que muito me falou ao coração e me pôs de pé.
Leia e receba o recado de Deus:Nós pecamos porque somos pecadores ou somos pecadores porque pecamos? A Teologia, através da disciplina Hamartiologia (o estudo sobre o pecado; do grego hamartia = pecado e logia=estudo), vem debatendo ao longo dos séculos esta questão. A Bíblia responde: "... todos estão debaixo do pecado. Como está escrito: não há um justo, nenhum sequer (...) pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus", Romanos 3.9,10,23. "Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram", Romanos 5.12.
Ou seja, pecamos porque somos pecadores. A macieira não produz maçãs por causa da educação, da política, dos pais (a famosa culpa do meio em que se vive)...e sim porque é próprio dela produzir maçãs. E assim é com cada pessoa: já nasce com a natureza corrompida pelo pecado e produz o "fruto" que lhe é próprio.
Porém, o pecado não tem a última palavra nesta história. Deus enviou seu Filho Jesus o qual morreu para nos salvar e dar-nos uma vida abundante. Em vez de fazer uma "reforma moral", apenas ditando normas de comportamento, Deus trata o problema na raiz, fazendo com que todo aquele que crê e recebe seu Filho nasça de novo, só que desta vez com uma nova natureza, a natureza divina:"Aquele que nasceu de Deus não vive na prática do pecado, porque a semente de Deus permanece nele; não pode continuar pecando porque é nascido de Deus", 1João 3.9.
O pecado na vida daquele que nasceu de Deus acontece, digamos, por "acidente": "Meus filhinhos estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, porém, alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo", 1João 2.1.
E assim vamos seguindo nossa vida, cantando "caminhando eu vou para Canaã".
Vimos então porque pecamos. Vimos que podemos ter vitória sobre o pecado. E na nossa jornada cristã prosseguimos procurando errar o menos possível. Porém, hoje me faço uma pergunta. Porque nós não pecamos? Isto é, quando estamos, em alguma circunstância, diante de uma bifurcação em que temos que escolher entre a santidade e o pecado, entre o obedecer e o desobedecer, porque escolhemos a santidade? Porque escolhemos a obediência? O motivo do porquê às vezes se escolhe o pecado parece óbvio: "cedeu à carne", "não vigiou", "preferiu os prazeres", "deu brecha", "a pressão dos fatos forçaram-no", etc. Mas, e quando agimos certo? Porque agimos assim? É fruto da nossa nova natureza? Medo de ser castigado? Espera por uma recompensa? Amor a Deus? O motivo do porquê resistimos às tentações é tão importante como resisti-las. Tem se percebido algumas tendências na conduta dos crentes.
Muitas vezes não se peca por medo do Diabo. Alguns livros de Batalha Espiritual enfatizam o não pecar, pois isso pode abrir "porta de legalidade" e o Diabo pode nos destruir. Por isso, muitos não pecam, não por que isso ofende a Deus, mas por medo de isto dar legalidade ao Diabo para poder nos destruir. E se o Diabo não pudesse nos destruir? Poderíamos pecar? É evidente que o Diabo pode nos arruinar quando damos brecha, e a própria Bíblia nos diz para não darmos lugar para ele (Efésios 4.27), mas a raiz da santidade tem uma profundidade maior do que o medo do que o Diabo pode nos fazer.
Muitas vezes não se peca por medo de perder as bênçãos. O capítulo 28 de Deuteronômio nos ensina que a obediência tem como conseqüência a benção e a desobediência a maldição. Embora isso seja verdade, muitas vezes a compreensão dessa verdade é prejudicada pela visão distorcida que se tem das bênçãos, limitando-as ao plano material: "Não peque porque você pode perder o emprego", "Não peque porque você vai adiar a benção de Deus", "Se você obedecer você vai se dar bem, se não obedecer vai se dar mal". É incontestável que a obediência e a desobediência tem conseqüências; é a lei da semeadura (Gálatas 6.7-9). É salutar avaliarmos as conseqüências do que fazemos; faz parte da pedagogia divina nos alertar sobre o que resulta nossa desobediência (1Coríntios 10.1-13). Porém, se obedecemos somente por medo das conseqüências, isto revela imaturidade espiritual.
Por incrível que pareça muitas pessoas só obedecem a Deus e não querem o pecado em suas vidas por medo de Deus. Quantas pessoas foram e são criadas escutando frases do tipo: "Se você fizer isto Deus vai te castigar!", "Se você não obedecer vai para o Inferno!". Como costuma dizer o Pr. Ezequiel Teixeira para muitos cristãos Deus é um xerife, fiscalizando implacavelmente cada ato da vida de seus filhos para que possa aplicar-lhes a devida penalidade. Quem pode viver em paz se a qualquer momento um "raio divino" pode cair em sua cabeça?
O medo da opinião dos outros. O que as pessoas pensam de nós é importante, pois nos ajuda a avaliarmos a nossa conduta. Porém, se a motivação de obedecermos for somente manter uma aparência, ou temer a opinião pública, ou o medo de sermos excluídos, nossa obediência será falha. Se somente obedecemos na presença de alguém, quem seremos nós quando estivermos sozinhos? "É bom ser zeloso, mas sempre do bem, e não somente quando estou presente convosco",disse Paulo aos gálatas (Gálatas 4.18). O filósofo grego Epicuro (341-270 a.C.) formula um pensamento muito interessante: "O homem que tenha alcançado o fim (propósito) da espécie humana será honesto mesmo que ninguém se encontre presente". Será que existe povo que tenha motivos para dizer que alcançou o sentido da vida melhor do que os cristãos? Não cremos e cantamos que nossa vida é Cristo e que temos que viver para Deus?
Então qual deve ser a raiz da nossa obediência? Qual deve ser o verdadeiro motivo que nos leva a não pecar?
Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento resumem a obediência a Deus em um só mandamento: o de amar a Deus acima de todas as coisas. Jesus disse que nosso amor por ele é medido pela guarda de seus mandamentos (João 14.21). Portanto, é o amor a Deus que deve ser a raiz da nossa obediência. Quando me defrontar com o pecado, devo não ceder não por medo do Diabo, dos homens, ou mesmo de Deus, e sim por amor a ele; por entender que quando peco eu o ofendo, eu o entristeço, eu o ultrajo; o pecado pode me afastar de Deus, e por amá-lo não vou pecar, pois isto me afasta dele. Não devemos pecar por medo, pois o perfeito amor lança fora todo medo: "No amor não há medo. Antes o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo produz tormento. Aquele que teme não é aperfeiçoado em amor" (1João 4.18). E se tivermos que temer alguma coisa que seja o vivermos longe da presença de Deus.
Amado, que eu e você venhamos amadurecer em amor a Deus e assim viveremos uma vida reta, santa, que agrade a Deus.
Graça e Paz.
Joalsemar Araújo

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Até quando?

Temos o hábito de deixar para depois muitas atitudes em algumas áreas de nossas vidas.Esse adiamento muitas das vezes trás consequências desastrosas e prejudicam nossa vida,mais continuamos estabelecendo prazos por conta de critérios" particularíssimos" e "imutáveis".
Essa capacidade ou deficiência,melhor dizendo ,vem trazendo prejuízos irreversíveis a humanidade,guerras tem sido deflagradas pelo adiar de uma conversa,vidas ceifadas pela decisão de deixar para depois um acordo,acidentes gerados pelo adiamento de uma manutenção, enfim se pararmos para analizar esse tal "adiamento" é um verdadeiro "demônio" que se instala e vem levado o mundo ao caos! Desde a criação do ser humano esse mal vem assediando-nos e nos anestesiando, fazendo com que deixemos o que é essencial e prioritário para o dia seguinte.
Vários ditados surgem para alertar sobre esse mal:"Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje","Depois da porta arrombada que quer se colocar tranca",mas nós continuamos a brincar de "deus" achando que temos o controle sobre o tempo e assim vamos levando .
As vezes algo acontece de ruim no intervalo das nossas agendas para nos alertar,mais mesmo assim não nos educamos,e tocamos as nossas vidas pelo caminho dos nossos "Jeitinhos".
Quero fazer a derradeira e mais desprezada pergunta:_ Até quando?
Até quando vamos levar a vida assim,deixando de dizer :Eu te amo! Para quem precisa,darmos aquele abraço no amigo esquecido,brincarmos com nossos filhos,plantarmos nossas árvores,sentarmos pra conversar,agradecermos a Deus pelo que Ele é em nossas vidas,reconhecermos Seu amor que foi de graça,Adorarmos a Ele com tudo que somos enfim fazer o que sabemos ser o certo mais que preferimos ou simplesmente decidimos deixar pra amanhã.
" O Amanhã a Deus pertence!" será que realmente acreditamos nisso?
Até Quando????????????????

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O Deus do acaso e suas coincidências

Hoje por acaso acordei com vida e saúde.Estou respirando,já me alimentei,trabalhei e por coinciência estou de volta como sempre faço!
Por mero acaso o carro que dirigia não foi roubado,eu não fui assaltado,nenhuma bala perdida me atingiu,nenhum avião fez pouso forçado sobre minha cabeça!
A água sai da minha torneira,como quem não quer nada,posso me dar o luxo de até me ensaboar no chuveiro com o resistro ligado!
Enfim essas são algumas da coincidências e acasos que nos cercam mas devido às grandes crises,quedas e degradação da Raça Humana,a mais antiga chave para Agradar DEUS que é a nossa Gratidão está quase perdida. Preferimos falar que é o destino que realiza ou impede a nossa felicidade e assim caminhamos cada um para o seu lado sem realmente nos atentar para o cuidado e o controle que Deus tem para conosco.
Fé,Amor,Gratidão,compreensão tornaram-se palavras quase extintas no nosso dia a dia,mais há esperança para o ferido e duro de coração Jesus sujou os pés com a poeira dessa terra justamente para provar o Seu Amor por nós .Tome posse e viva o melhor em sua vida!!!!

domingo, 16 de setembro de 2007

Deus é Poderoso pra fazer mais do que pedimos!

"Ora,Aquele que é Poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos,conforme o Seu Poder que opera em nós," Cremos em um Deus,um Ser Superior,que tem um poder sobrenatural incalculável,e todo ser humano reconhece a Sua existência,mesmo que não confesse literalmente. Esse Poder que não conseguimos medir é capaz de realizar muitas coisas,a nossa própria vida é fruto desse poder maravilhoso.
Quero falar sobre a essência do Texto que coloquei no início. Em minhas orações já usei esse versículo(Efesios 3:20) diversas vezes,mais nunca havia meditado no seu real significado no contexto em que O Apostolo Paulo o declarou aos Efesios.O Apostolo estava preso fisicamente,mas O Espírito Santo operava intensamente o inspirando a escrever essa carta que é nitidamente a manifestação miraculosa do Poder Do Deus dos impossíveis.
Quando ouvimos esse texto logo imaginamos os grande feitos do Deus Todo Poderoso:
A criação,o nascimento de Isaque apesar da velhice de Abraão e a esterilidade de Sara, os milagres operados no passado como a abertura do Mar Vermelho,do Jordão,a cura de Naamã,as batalhas vencidas pelos trezentos de Gideão,as Curas que Jesus efetuou,a multiplicação dos pães,o acalmar a tempestade enfim nos apropriamos e cremos nesse Poder Supremo e singular Do Nosso Deus com relação a coisas que são impossíveis de realizarmos.
Mas quero dizer algo que realmente é "infinitamente mais do que tudo que pedimos".Nos versos anteriores Paulo descreve a grande,mas nem tão interessante área de atuação Desse Poder de Deus."Para que segundo a riqueza de sua gloria,vos conceda que sejais fortalecidos com Poder,mediante O Seu Espírito no homem interior".Paulo fala de um milagre que eu considero o maior de todos que é a regeneração de um ser humano através do Amor de Cristo " Que excede todo entendimento, e é capaz de tornar o homem pleno das coisas de Deus!
É muito mais conveniente,e dá mais "Audiência" destacar os milagres físicos,materiais e financeiros de Deus do que a grande Obra de transformação que é a bênção da regeneração,da renovação da mente,da disciplina,da renúncia,da fuga das tentações,da batalha espiritual,das lutas internas entre a carne e o espírito.
Em nossa natureza carnal lutamos contra tudo que nos confronta e nos leva a avaliar nossas reais motivações,mas é justamente isso que Paulo quis mostrar quando declarou esse texto.
Nosso Deus é tão poderoso que é capaz de fazer infinitamente mais, muito mais do que pedimos ,Ele é capaz de dar pureza ao imoral,dar santidade em meio à uma geração perdida,dar o perdão sem merecermos,dar a capacidade de sermos honestos quando a maioria se corrompe,dar a condição para que não fraudemos as empresas de Energia,para que não "molhemos a mão" dos fiscais,para deixarmos de dar nossos "jeitinhos"e Vivermos uma vida plena abundante e acima da média do nosso mundo atual!!!!
Essas são realmente as áreas onde Deus deseja e tem prazer de Operar o Seu Poder!!!
Creia e se abandone em Seus braços,deixe Deus fazer infinitamente mais do que tudo aquilo que você pede ou pensa!!!

sábado, 15 de setembro de 2007

As tribulações são o sinal de que o inimigo já dicerniu o seu futuro glorioso!

A Bíblia fala sobre a vida de um profeta que passou por momentos extremos por desobedecer a voz de Deus!
Deus enviou Jonas à uma cidade chamada Nínive que era a verdadeira capital da corrupção moral e espiritual,a ponto de Deus dizer que a sua malícia subiu até Ele. Jonas partiu,mas foi para longe da onde Deus lhe tinha enviado,decidiu ignorar a vontade do Pai,e tomou suas próprias decisões.Mas Deus não deixou de o acompanhar,e no navio que ele pagou e embarcou para fugir,ocorreu uma tempestade que fez com que os homens ,daquele navio, reconhecessem a posição errada que o profeta havia tomado!Decidiram joga-lo no mar e a tempestade passou mais o pior ainda estava por vir! Caindo no mar Deus deparou um grande peixe que tragou o profeta que passou três dias e três noites em seu estômago imundo,cheio de acidez,mau cheiro,azedume enfim uma situação total de miséria e desespero,mas foi nessa circunstância que ele fez uma das orações mais lindas e sinceras da Bíblia! (Jonas:2:1 a 10) Deus de pronto o tirou daquela crise,mais nas suas mãos colocou a responsabilidade de pregar a Palavra da Verdade,o que ele fez e houve arrependimento em toda a nação desde o rei até o mais humilde plebeu,e Deus decidiu não mais destruir a Cidade! Jonas ainda viveu outros dilemas,mas quero destacar apenas essa parte principal.
Passei por momentos de tribulações,tentações ,quedas,culpas e pecados,e como Jonas fugi da presença de Deus mas O Grande Jeová está sempre no controle,e permite até as nossas fugas,mas "Ele trabalha para aqueles que nele esperam"(Isaías 64:4) e após lutas,e pressões do inimigo e da minha própria carne,pude contemplar a resposta de Deus!
Quero dizer a vocês que até seus erros voluntários,conscientes são usados pelo diabo para tentar te fazer desistir,mas não se entregue ele faz isso porque sabe que a sua vitória será extraordinária! Creia que mesmo numa situação que possa parecer impossível Deus tem a solução.Ore mesmo se não estiver sentindo arrepios e emoção,a fé nem sempre vem acompanhada de sentimentos ou sensações.Lembre-se de Jonas na barriga do peixe!!!!
Não há pecado que não possa ser perdoado,não há situação que fuja do controle do Pai!
Hoje agora Ele quer te dar o seu amor se renda e veja a vitória o milagre em sua vida!!!

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

O que ofusca a Voz de Deus?

Deus se revela a nós de diversas formas,e a sua comunicação é eficiente e individual.Deus se importa com tudo que passamos,nossas crises existenciais,dilemas,complexos enfim nossa intenção é sempre levada em conta.
Na busca por nossos interesses muitas das vezes queremos meios mais fáceis para ouvir o que Deus realmente tem para nos dizer,nessa busca na maior parte das vezes entramos por atalhos que nem sempre são fiéis ao que realmente Deus está querendo nos transmitir.Vejamos algumas das interferências que ofuscam a Voz de Deus:
- Os pesares e sofrimentos da vida. As decepções,frustrações e injustiças,adicionadas as perdas repentinas de bens,oportunidades e até entes queridos são a principal causa de não ouvirmos a Voz do Pai.
- O equilíbrio da nossa opinião.Temos pontos de vistas que fazem parte da nossa cultura e criação e acabam norteando nossas vidas e a parte dessas opiniões desvia nossos ouvidos de entender a sobrenaturalidade da Voz de Deus.
- O desinteresse e a transferência da atenção. A filosofia,o entretenimento,a diversão e os prazeres tem um papel importante na obstrução ao que Deus tem a nos informar quando são mal administradas e canalizadas como prioridade em nossas vidas.
- A comemoração da prosperidade. Todos nós temos a tendência de nos afastar do que Deus diz quando estamos vivendo uma situação de bonança,fartura e prosperidade.Isso não é regra básica mas em muitos casos ficamos surdos até ocorrer uma adversidade que nos coloca mais atentos!
-Surdez da limitação humana.Sem dúvida a nossa carne é limitada,sabemos que usamos muito pouco da capacidade mental e sensorial que o Próprio Deus nos deu. Por isso mesmo devemos estar atentos sempre às palavras do Pai.
São essas as principais causas que ofuscam a Voz de Deus,precisamos estar pedindo A Deus para que nos perdoe desses desvios e que Ele nos dê na riqueza do seu poder o espírito de sabedoria e revelação para estarmos ouvindo claramente Sua Voz em nossos corações!!!!

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Só a Graça!!!!

Bom dia!!!
O que seria de nós se não fosse a Maravilhosa Graça de Deus?
No Salmo de numero Setenta e sete,Asafe fala da estrutura cíclica que temos,onde um dia acordamos "indestrutiveis" e em outros "fracassados". Ah se não fosse a Graça de Deus nos estabilizando com seu carinho e instrução!
Tenho experimentado um cuidado tão especial de Deus que ás vezes me pergunto,como pode um Deus tão Santo,Poderoso,Fiel,Justo,Tolerar tantos deslizes e fraquezas?
G R A Ç A !!!!!!! Essa palavra sem tradução na nossa tão limitada mente!
Acordou triste,decepcionado,frustrado,rejeitado,sem ânimo?
A Graça está fresquinha ao seu dispor! Creia e deleite-se !!!!!!
Deus é fiel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Perseverança

Tenacidade,obstinação,são alguns sinônimos para a perseverança.Quero tentar definir perseverança com uma frase: Capacidade de prosseguir para o alvo,lutando e caminhando sem desistir,mesmo sem nenhum sinal da vitória ou estimulo a favor do sucesso!
Vemos varios exemplos Bíblicos de Perseverança,mais existe um que marcou a trajetória do povo de Israel que foi a queda das muralhas de Jericó.
Imaginem ter que dar uma volta por uma cidade durante sete dias sendo que no ultimo,teriam que dar sete voltas. O mais surpreendente é que eles só viram os sinais da vitória na ultima volta completa!
Como não desistir?Afinal eram mais ou menos dois milhôes de pessoas entre homens,mulheres e crianças.
O povo tinha Fé no Deus todo poderoso e obedeceu todas as ordens e estratégias que Deus inspirou Josué a declarar!
Esse é um dos Segredos da perseverança: Obedecer com Fé!
Nunca conseguiremos alcançar o alvo se nos basearmos no que vemos ou nas circunstâncias que estão nos cercando!
Faça como Israel lute ,tenha fé e obedeça a Verdade!
Alcançarás a vitória plena em sua vida!!

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Trajetória

Trajetória
O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A certa altura, perguntou: - Você está escrevendo uma história que aconteceu conosco? E por acaso, é uma história sobre mim? A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou escrevendo sobre você, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando. Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial. - Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha vida! - Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa em paz com o mundo. " qualidade: você pode fazer grandes coisas, mas não deve esquecer nunca que existe uma Mão que guia seus passos. Esta mão nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade". " qualidade: de vez em quando eu preciso parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor." " qualidade: o lápis sempre permite que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça". " qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, sempre cuide daquilo que acontece dentro de você." "Finalmente, a qualidade do lápis: ele sempre deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá deixar traços, e procure ser consciente de cada ação". Beijos e tudo de bom para você...

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Há esperança!!!

Você acha mesmo que a morte é o fim?
O complexo conjunto de ossos,carne,pele,pelos,nervos ,músculos,artérias,neurônios,
sentimentos,emoções,escolhas,medos,razões,imaginações,caráter,
influências,enfim
O Ser Humano!
Você Realmente acha que essa verdadeira composição enigmática dotada de individualidade,auto defesa,e livre arbítrio ,seria criada para viver alguns singelos anos em um mundo "Casualmente" Criado e depois se acabaria?
Dessa questão,surgiram as polêmicas teses que são defendidas por homens e mulheres,sábios ou ignorantes,cultos e incultos,"mortais" e "Imortais",ateus ou Religiosos,que buscam através de crenças racionais ou irracionais,responderem pra si mesmos o que só A Verdade pode revelar!
Você deve estar indagando:_ Mais afinal onde você está querendo chegar? Que Verdade é essa?
Quem afinal pode ditar a exata razão da existência humana?
Realmente nem um ser humano pode sozinho,apesar de sua habilidade,inteligência e outros atributos, afirmar O Grande Segredo Da Verdade,pois para ser conhecida e estabelecida como a Grande e satisfatória Resposta,Ela não exige,mestrados,doutorados,ciência,tratados e outras formas intelectuais ou metafísicas,A Verdade se revela através da FÉ.
E sem fé nada é possível !!!
Reflita.....

domingo, 9 de setembro de 2007

Motivações

Quais são suas reais motivações?
O que nos move determina o que vamos colher.
Falando francamente,passei a sondar as minhas motivações,e descobri que muitos feitos nobres camuflavam um verdadeiro sentimento de auto gratificação,tão egoísta quanto qualquer gesto desprezível ou mesquinho.A Princípio me assustei,e fiquei meio decepcionado com o meu desplante,mais hoje A Verdade me fez enxergar o caminho que leva a sondar todas as minhas motivações.Um exemplo quando você faz um favor para alguém,qual realmente é a sua motivação?Muitos fazem visando a troca,a obrigação,a certeza de uma porta aberta enfim o que realmente tem nos movido a viver?Qual a real motivação para o meu viver diário?
Pense reflita e não se aflija se descobrir algo que não te alegre e te incomode!
A Verdade é capaz de sondar e transformar motivações!!!! Creia e viva bem!

sábado, 8 de setembro de 2007

O Fracasso não é o fim!

Parece um paradoxo mais A Verdade afirma que: "A quele que crer,ainda que esteja morto viverá".
Sempre há uma saída para tudo nessa vida,durante muito tempo vivi com medo de fracassar em tudo que fazia;Conquistas,relacionamentos,empregos,concursos enfim todos os empreendimentos,eram assombrados pelo fantasma do fracasso.
Devido a esse fantasma eu vivia uma vida mediocre,onde o risco,a ousadia,a confiança,a inovação se tornaram sonhos quase que impossíveis de alcançar.
Tem sido constante e muito dolorosa a luta pela exterminação total desse medo,que me paralizava e me jogava num ambiente pantanoso de fuga,preguiça,
apatia,morosidade,adiamento e mentira.O confronto é intenso,a todo instante a mente é assolada por um bombardeio covarde de dúvidas e questionamentos,mais A Verdade domina a situação,identificando o que tem que ser transformado,revelando a solução,indicando o caminho certo e fortalecendo o coração!Não há caminho melhor para vencer os fracassos,senão A Verdade!
Creia somente Creia e Ela vai te mostrar que o fracasso não é o fim!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Deus é fiel!!

Muitos usam uma frase,que muitas vezes quer justificar ou estimular uma fraqueza ou falha de caráter:"Deus é Fiel apesar da nossa infidelidade!"

Essa frase tem sentido se formos olhar para a Graça incomparável que Ele nos derrama.

A Fidelidade de Deus é Irreversível!

Mas isso não significa que eu não precise melhorar meu caráter e vencer aquilo que me torna infiel! Eu já usei muitas vezes esta frase,pois não conseguia vencer certos desvios de conduta e vícios .Mais hoje enxergo diferente a Fidelidade do Pai,ela está relacionada ao Seu Amor incomparável por nós!

Apesar da nossa natureza inconstante Ele permanece Fiel ao seu Grande Amor que enviou A Verdade para nos libertar a cada dia da sujeira da infidelidade!

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Pare tudo!

Você já parou pra pensar no Valor da sua vida?
Infelizmente vemos as pessoas se vendendo por prazeres,se entregando por dinheiro,sexo,status,poder e até "Religião"!
Qual é sua moeda de troca nessa vida,qual tem sido seu preço?
Saiba que A Verdade se importa de tal maneira com você,que move montanhas,abre mares e se entrega!
Você acha que acessou esse Blog por acaso?
Acha que é por coincidência que está diante dessas palavras?
Saiba que fui guiado à te dizer: Pare Tudo e veja se tem valido a pena essa vida de mentiras!
Analise,quem é você? É isso mesmo,quais suas reais motivações?O que só você sente quando se encontra com sua alma?
Dizem que "a verdade dói"! Eu te digo hoje que A Verdade pode te confrontar,te restaurar,te disciplinar,te colocar frente a frente com as mentiras que te fazem andar por terrenos escorregadios,que podem ser traiçoeiros! A Verdade Liberta!

Belo dia para Uma Virada que vai transformar sua Vida!!!!!

Hoje é um dia especial! Encare esse dia como a oportunidade ímpar de tomar decisões simples mas que mudarão seu futuro!
Não existe ponto final para nada em sua vida enquanto você estiver respirando!
Deixe de lado o que os outros pensam de você,olhe para frente,coloque seu foco nos Horizontes que a vida oferece! Caminhe onde nunca pisou,experimente ficar sozinho em um lugar e olhe para o alto,descarregue seu estoque de pessimismo,orgulho,ódio,dúvidas,medos,incertezas,enfim grite silenciosamente e fale À Verdade!
Tenha a certeza que Tudo vai mudar!
Neste momento eu te afirmo que A Verdade está te observando,pronta para te guiar a um caminho maravilhoso onde o Ter não significa muito mais o Ser é valorizado!