Só A Verdade pode te fazer Feliz!!!!!!

VERDADE QUE LIBERTA

VERDADE  QUE LIBERTA
Não há como deter a VERDADE!!!

domingo, 31 de julho de 2011

Trocando a Benção do Direito a Primogenitura...


 


 

A Bíblia mostra a historia de Jacó e Esaú filhos de Isaque,netos de Abraão o Patriarca de Israel,e um fato chama a atenção,o de Esaú ter trocado a Benção da sua Primogenitura por um prato de lentilhas cozidas por seu irmão Jacó.

Esaú ,exaurido após voltar do campo,faminto e seduzido pelo aroma do guisado preparado por Jacó,não resiste a proposta deste e vende sua Primogenitura sob essa alegação:

_ "Estou a ponto de morrer de fome;de que me aproveitará o direito de Primogenitura?"

E assim Esaú desprezou a sua maior benção,que o faria receber a primeira parte do que seu pai deixaria por herança.

Sabemos sim que as nossas necessidades fisicas,quando mau supridas,podem gerar as mais inesperadas reações e essas por conseguinte trarão seqüelas funestas.Esse foi o destino de Esaú (Edom=Exausto),ao trocar a primogenitura legítima pela satisfação de seu apetite,escreveu o destino de sua descendência que revoltada, vive em guerra e rancor até os dias de hoje,sem contar com a privação que teve que passar devido a sua escolha.

Mas contextualizando e trazendo a tona essa questão da troca da Benção pela satisfação de um apetite,quero refletir e ressaltar algumas peculiaridades com as minhas atitudes no decorrer da vida nesse planeta cheio de "possibilidades".

Vejo que a atitude de Esaú é mais comum do que possa parecer,pois quando traço um paralelo proporcional a essência de sua atitude com as escolhas que faço no dia a dia não vejo diferença.Posso citar muitos exemplos que retratam essa Realidade.

A ciência comprova que o Ser Humano quando exposto a carência de necessidades básicas pode chegar a extremos,pois a veemência do desejo pode submeter o raciocínio. Não quero com essa tese justificar atos animalescos de alguns desequilibrados "Conscientes",pelo contrário, quero argumentar exatamente o uso de certas Carências como pretexto para a auto-satisfação. Para dar veracidade ao meu questionamento sobre esse assunto usarei os fatos do meu dia a dia para compor essa opinião.

Será que Esaú realmente, não tinha outra opção?

Me vejo agindo semelhantemente a ele,é claro que resguardadas as devidas proporções,quando troco algumas Bênçãos reais e recomendáveis por coisas medíocres que só satisfazem o ego instantaneamente,mas que não agregam nenhum valor a minha vida,diferentemente,podem até causar perdas irreparáveis . Exemplo:

Quando prefiro Navegar na internet um dia inteiro e menosprezo o "Clamor" de meu filho que quase em lágrimas suplica para eu brincar com ele;

Quando baseado em meus instintos animais menosprezo o Amor de minha esposa e acabo "sucumbindo" a uma aventura "irresistível" com uma outra mulher mesmo que virtualmente.

Quando meramente por preguiça vou adiando tomadas de posição que são essenciais para o meu progresso espiritual, social ,profissional,optando por atalhos que me mantém acomodado.

Notem que não estou querendo radicalizar ou generalizar,mas esses exemplos corriqueiros,são mais comuns do que se imagina.

Poderia citar diversos fatos para mostrar que Esaú não está sozinho nesse Barco da vida,mas acho que você já entendeu o que quero dizer.

Somos Tão "Inocentes" no que diz respeito a nossas fraquezas,achamos que podemos usar as nossas carências de maneira leviana,para agir em prol do nosso bel prazer.

No Cristianismo moderno a "graça" é usada e abusada sempre da maneira que queremos aplicá-la.Por conveniência criamos uma atmosfera que sempre justifica as quedas e dificilmente aponta para a responsabilidade de se firmar,e assim vamos levando a vida, pois afinal "a carne é fraca" !

Mas segundo a Palavra da Verdade devemos Considerar tanto a Bondade quanto a severidade de Deus.


Bondade para com aquele que se arrepende sinceramente e deixa de vez aquilo que desagrada a Ele,mas Severidade à quem brinca com a Verdade e faz como "O Cão que volta a seu próprio vômito",conheceu a Libertação mas resolve brincar com o pecado que tenazmente o assedia.

Salomão em sua Sabedoria e Inspirado por Deus Escreveu que devemos "Confiar em Deus de Todo o nosso coração e não agir de acordo com nosso próprio entendimento... Não ser sábio aos nossos próprios olhos ... Temer a Deus e Apartar-se do Mal" (Provérbios :3:5 e 7 Parafrase).

O que essa palavra significa?


Confiar de Todo coração.... Isso é Literal e não apenas relativo.Desde que aceitei a Cristo como verdadeiro Senhor e Mestre, tentei entender como seria possível confiar integralmente em Deus.Após um tempo relaxei achando que essa questão era relativa,pois afinal ainda habitamos num corpo corruptível,mais esse engano na verdade é uma desculpa da própria carne para não lutar por uma intimidade maior com o Eterno em uma vida de pureza.


Não agir de acordo com nosso próprio entendimento...Não ser sábio aos nossos próprios olhos... Deixar de lado minhas ponderações e especulações que geram pontos de vista que resistem a Legitima vontade de Deus.No interior do nosso coração existem fortalezas intimas inacessíveis a quem nos cerca,mas evidentes ao Espírito Santo,essas fortalezas são sofismas,isto é meias verdades ,e pensamentos que escolho e acato que não permitem que nos rendamos à Verdade e à Direção de Nosso Senhor e Pai que quer nos guiar por Um Novo e Vivo Caminho.É necessário que essas fortificações sejam destruídas pelo Poder da Palavra e os pensamentos levados cativos em Cristo( II Cor.:10:3-6).


Temer a Deus e apartar-se do mal... O Temor a Deus é o principio da sabedoria,partindo dessa certeza também chegamos a conclusão de que quem não teme a Deus não tem conhecimento,não sabe nada , portanto quem não Teme a Deus caminha cegamente um dia após outro ao léu da sorte,mesmo que demonstre alguma segurança ou convicções externas.Só quem Teme a Deus pode se afastar do Mal,notem que digo Temer a Deus e isto não quer dizer apenas professar uma religião ou realizar rituais religiosamente,esse temor é sincero e todo ser humano pode ter independendo dos fatores terrenos ou carnais.

Afastar-se do mal é querer Obedecer a Deus de tal maneira que vencer uma tentação seja encarado,não somente como uma luta, mas sim como um ato de Gratidão e adoração ao Único que é digno de receber toda a nossa Honra e louvor. Quando entendo isso as coisas começam a fazer sentido.O temor é um ato de Fé,pois quem teme se rende totalmente ao Poder e Amor do Poderoso Senhor e Deus.A fé não é uma "lâmpada de Aladim" que é usada para nos proporcionar desejos, mas sim um meio de agradarmos a Deus,pois sem fé é impossível agradá-lo!

Infelizmente na teoria fica muito fácil vislumbrar a Verdade,mas "O Mapa não é o território" e na prática a luta é incessante e árdua,depende de renuncia,condicionamento,disciplina e domínio próprio e essas palavras parecem não dar muita "Audiência'' nas grandes cruzadas e campanhas de hoje em dia.

Cansei de buscar Consagrações,cultos de fogo e libertação, mas o efeito era paliativo,pois o que eu queria era uma "Injeção Sobrenatural" que substituísse a Luta sem trégua por Santificação. A visão que é passada por muitos até bem intencionados é que a "Busca por Poder e Unção" substitui a renuncia e a tomada de posição, selando um compromisso leal com a Vontade de Deus. Manifestações Emocionais que não regeneram caráter,para nada servem.

Há uma grande confusão sobre as manifestações do Espírito santo,querem o "Status" ou Bônus de serem destacados como "Santos" e se esquecem do Ônus,do sacrifício que Jesus exigiu:


"Aquele que quer vir após mim,negue-se a si mesmo,tome a sua cruz e siga-me"

Enquanto não houver uma consciência nítida de que o pecado não pode ser tolerado ou negociado,nada vai mudar de verdade na vida,mas cedo ou mais tarde haverá uma recaída e isso vai minando a mente até chegar a indiferença que cauteriza a mente e daí em diante fica muito difícil o retorno ao processo de santificação.


Só posso mudar aquilo que eu realmente estiver disposto a confrontar. Licenciosidade esse é o nome daquela permissão que concedo para que pensamentos duvidosos entrem na minha mente e lá habitem, esse é o pavio para uma explosão de loucura incontrolável que gera a morte.Se Esaú tivesse convicção do Valor da benção e do perigo que correria se a negociasse por um prazer qualquer,nada o faria perder seu direito a primogenitura,mas usou seu livre arbítrio para o que desse alivio imediato à um apetite,colocou em primeiro lugar o EU!

Por mais preparado que eu pense estar,nunca posso confiar na minha vontade e nas minhas emoções, " Aquele que está em pé veja que não caia" . Preciso enxergar o desejo de Deus em querer me ver Obedecendo por prazer e não por sacrifício,Ele quer que eu entenda que só gozarei o melhor desta terra por esse caminho da obediência.


 


 

REFLITA !!!!!!!!

Um comentário:

Danielle disse...

Perfeito! O Senhor falou profundamente na minha vida.