Só A Verdade pode te fazer Feliz!!!!!!

VERDADE QUE LIBERTA

VERDADE  QUE LIBERTA
Não há como deter a VERDADE!!!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Não Voltes a pecar, para que não te suceda coisa Pior!


"Alegro-me em receber o perdão de Deus daquilo que fiz, mas necessito também de libertação daquilo que sou".
- Watchman Nee


No Evangelho de João no Capitulo 5 de 1 a 18 está registrada a cura de um paralitico que haviam 38 anos sofria com sua deficiência e vivia junto a um tanque chamado Betesda, dependendo da esmola de uns, da solidariedade de alguns e da boa vontade de outros, aguardando a hora em que um anjo descia e movia as águas para receber o milagre da cura.

Os anos passavam, as horas se arrastavam e o Paralitico ali prostrado em suas limitações, acomodado em suas desculpas, companheiro da rotina, escravo das carências e motivado pela Possibilidade de um dia ser levado a tocar as águas movidas pelo Anjo. Cada amanhecer trazia a mente do Paralitico a expectativa de que algo novo poderia acontecer, mas na mesma proporção que o sol nascia e aquecia sua esperança, o entardecer com seu crepúsculo sombrio esfriava seus anseios e desejos e aí só lhe restava dormir e sonhar...

Sua sorte muda quando, não um anjo se apresenta para mover as águas, mas o próprio Filho de Deus vendo-o deitado e sabendo que assim estava há muito tempo o aborda e lhe pergunta: _ Queres ser Curado?

Uma simples resposta afirmativa seria a chave que abriria todos os cadeados e celas que o cercearam nesses 38 anos, mas o paralítico prefere apresentar suas esfarrapadas desculpas e transfere a culpa para os que não se voluntariavam a colocá-lo dentro d'água enquanto ela era agitada pelo anjo.

Mas Jesus ignorando a sua querela declara: _ Levanta-te toma o teu leito e anda!

Imediatamente o Paralitico é curado, e num impulso só, segue as ordens do Mestre, tomando o seu Leito começou a andar. Esse ato de tomar o leito foi condenado pelos Judeus que o censuraram, pois não era permitido carregar nada no dia de Sábado, mas isso é outra questão.

Mais tarde Jesus o encontra no Templo e Chama a sua atenção:

_ Olha que já estás curado, não peques mais, para que não te suceda coisa pior (14).

Esse é o ponto chave desse episódio marcante do ministério de Jesus aqui na Terra. O que o Mestre quis dizer com esse alerta?

Notem que Jesus ao ver, o ainda Paralitico deitado, já havia sondado e diagnosticado a verdadeira enfermidade do homem. Jesus percebeu a fraqueza e a predisposição do homem em se permitir ficar prostrado em seus desejos e vontades e de se entregar ao Conformismo e ao assistencialismo.

E exatamente dentro do Templo, o Filho do homem exorta ao ex paralítico a não pecar mais, para que a sua situação não se tornasse pior do que a anterior.

Vamos analisar a situação e tentar traçar um paralelo com a vida dos que estão hoje "dentro do Templo". Partindo do principio que os que estão Dentro do Templo são os que tiveram um contato direto com Cristo e deixaram a vida de "Paralítico" espiritualmente falando. Mas antes veremos como era essa vida de Paralisia?

Homens ou Mulheres atados e jogados a própria sorte, numa vida de esmolas, marasmo, estagnação, onde os desejos e a fantasia eram as únicas tábuas de salvação que serviam para fugir da realidade. Uma remota esperança de que algo "sobrenatural" ia acontecer, mas de forma previsível e predefinida em seus corações. Vida de desculpas e pretextos para não ir além dos limites da conveniência.

Pra que seguir propósitos e projetos se ali onde viviam, mesmo que de uma forma miserável, recebiam o pão da subsistência e ainda contavam com as "gorjetas" da solidariedade sob a capa da auto-piedade e o leito da licenciosidade?

O alerta do Mestre é radical, Ele trata de avisar que, para quem recebe a Graça miraculosa de se ver livre da incapacidade causada pelo pecado, e voltar a pecar, a conseqüência será gravíssima e perigosa, a ponto de a situação vir a se tornar pior do que a anterior.

Parece um exagero, mas a Verdade é implacável. Uma das ameaças mais nocivas a vida cristã é a Mente Cauterizada, ou seja, uma mente adormecida, moldada ao pecado e imune à influência e direção do Espírito Santo.

A Palavra de Deus fala dessa situação comparando a pessoa que se permite voltar a vida pecaminosa ao "Cão que volta ao seu próprio vômito, a porca lavada que se espoja de novo no lamaçal" (II Pe.: 2:22)
O apostolo Paulo em sua carta aos Romanos no Capitulo 1° trata dessa realidade com uma riqueza impressionante de detalhes:
" Tendo conhecimento de Deus , não O glorificaram como Deus , nem lhe deram Graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios , obscurecendo-se-lhes o coração insensato ... Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames... E por haverem desprezado o conhecimento de Deus , o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes...( Vs.: 21,24,28)
Essa "disposição mental reprovável" é a pior coisa que pode acontecer àqueles que foram alcançados pela "cura da alma" e se permitiram voltar a pecar voluntariamente.

Zumbis, movidos pelo prazer e apetites. Essa é definição mais simples para os que estão acometidos dessa disposição mental reprovável. São indiferentes não amam a ninguém, não conseguem enxergar o Amor de Deus e muito menos se desvencilhar dos tentáculos do adversário que através da acusação domina a mente e aniquila todas as chances de um arrependimento genuíno. Aparentemente levam uma vida "Normal" e detestam serem importunados com exortações e palavras de alerta com relação ao seu verdadeiro estado de "Sepulcro caiado" (Limpos e aparentemente puros por fora, mas armazenando podridão por dentro)
Jesus quando alertou o ex paralitico sabia que havia uma vulnerabilidade presente na mente dele e por isso o advertiu de maneira franca e enérgica:
_ Olha que já estás curado, não peques mais, para que não te suceda coisa pior.
O que pode ser pior que uma paralisia quase que total?
Não tente experimentar, não arrisque, se você já foi um "Paralitico" e viveu à custa das migalhas, da eventual ajuda de outros e da miséria da auto imagem deturpada, não brinque com a Verdade.

Não subestime o aviso da Palavra da Verdade, "Aquele que está em pé veja que não caia".
A Vida abundante que Deus nos dá através da sua Graça e da sua Misericórdia deve ser cultivada através da Obediência, não pode haver associação com o pecado, pois é esse pecado que nos separa de Deus e acaba nos levando para longe da Vida Plena que Deus tem para nós!

Reflita!!!


 


 


 


 

16 comentários:

Ricardo Rezende disse...

Este tanque simboliza a Igreja, onde milhares de doentes ficam à espera de um "anjo" especial, que não é o Senhor, e para jogá-los numa água suja e poluída por doenças e sujeiras das pessoas.
Este paralítico, não tinha "pistolão" gospel, muito comum neste Euvangelho de nossos dias, onde alguns parentes e amiguinhos dos pastores e os "dizimões" são atendidos prontamente, mas não por Jesus, que apareceu sem "Anjo" e curou este homem e o fez um missionário.É preciso pensar e conhecer a Jesus para dizer que o paralítico era acomodado e buscava desculpas para não ir correndo na frente dos "apistolados".
Ele disse:"Quando eu vou, entram outros na minha frente".
Por isto, temos esta Sociedade corrupta e mercenária e religiosa, que é a Cara da Igreja e dos Pastores da mesma forma a maioria, e que nem têm o mundo e a Psicologia como modelo e não conseguem sequer influenciarem suas casas e bairros e Igrejas e Nação.
Deus vai mudar isto breve para mandar Avivamento no País. Aguardem!

Unknown disse...

Normalmente... Jesus Cristo primeiro diz perdoados são os seus pecados.segue se a cura física...Marcos cap.2.me chama a alguas semelhanças,e grandes diferenças...um vai até Jesus...e depois Jesus diz V11jesus diz...toma o teu leito e vai para sua casa...em João 5"11,,ele diz toma a tua cama e anda....e muito forte os mistérios do senhor..

Léo Silva disse...

Boa tarde irmãos em Cristo.

Realmente essa passagem é intrigante. Concrodo com o autor do site e acrescento alfo mais.

Precisamos notar dois pontos. Este homem estava a 38 anos nesta situação, não diz wue ele era paralítico de nascença.

Ou seja, ele ficou parakitipa dutamdu a vida.

Segundo ponto. Jesus diz para ele não pecar mais, caso contrário, poderia acontecer alto pior.

Entendemos que esse homem havia pecado no passaso. Isso é só uma ideia, não podemos afirmar, pois a bíblia não traz esse relato.

Realmente passa a imagem dele ser acomodado, pois nas próprias palavras ele nao fala de arrependimento, só fala que não o ajudam.

É uma história sensacional, que o Espírito Santo nos guie para verdade.

Unknown disse...

Palavra abençoada

Unknown disse...

A paz do Senhor! O texto foi escrito em 2012, agora em novembro em uma saudação tive a mesma interpretação, a sua foi um pouco mais completa, quem escuta parece cruel demais, mas eu creio na interpretação dada pelo o Espírito Santo, e a verdade deve prevalecer.

Unknown disse...

Não gostei muito dessa forma de vê.primeiro ponto o homem já estava paralítico a 38,aparenta ter um pouco de comodismo,segundo ele explica para jesus q ele tentou se achegar ate o tanque,terceiro ele não conhecia q aquele homem era o próprio jesus e quarto o senhor alerta q ele não pecasse mais...então aquele homem avia cometido algum pecado na qual ele se acomodou .são pontos das palavras q se analisarmos acharemos resposta dada pelo senhor.amém

Unknown disse...

A Paz gostaria muito de saber se o homem pecou ou foi só um geito de expressar ele talvez conhecia Jesus e o negou adorando outros deuses

Unknown disse...

Que Deus te abençoe meu irmão ,tremendo seu comentário as vezes nos prendemos no paralítico e esquecemos que um dia estávamos na mesma condição , que Deus continue te usando amém.

Unknown disse...

Deus é Fiel!!! Estava meditando nesse capítulo de João 5, e achei muito interessante os comentários acima!
Que o Senhor continue abençoando!!!

Unknown disse...

Amém!!! Ó Senhor Jesus que o Espirito Santo nos guie e não permita que os nossos corações seja contaminado com coisas que o deixa triste !!! Ó Senhor Jesus!!

Unknown disse...

Gostei muito.

Unknown disse...

Eu tive uma outra interpretação quando li: Em meio aquela gente toda qual a propabilidade de Jesus encontra o mesmo homem no templo!?
E chegar até ele e ter mais um diálogo com ele? Acredito que Jesus estava falando algo muito mais profundo, oque seria pior que está a 38anos rastejando ?! A morte eterna seria pra mim seria o pior, " Agora vc está curado; não volte a pecar..." Agora vc está com seus olhos aberto já fiz uma obra em vc, não esqueça disso continue firme caminhando e não abandone sua fé, se vc permanecer firma poderá ter uma vida eterna que Eu tenho pra dar a vc. Caso não escute oque digo algo pior que ser paralítico a 38 anos pode lhe acontecer, a morte eterna.

Pb.Elijunior Souza disse...

Graça e paz a todos é bom lembrar,que a primeira coisa que percebemos no texto é que eu e você vemos o homem paralítico,Jesus ver a paralisia e o pecado que tudo indica ser a causa,raiz do enfermidade,segunda coisa é que se o Anjo realmente descesse e alguém era curado,se sim ou senão não há diferença por que o texto diz que quem entrasse na água primeiro era curado de qualquer enfermidade,que não era só no caso deste homem que também precisava do perdão do pecado,que só Jesus na pessoa de Deus pode oferecer,o que me chama atenção não é a paralisia do homem,mas sim o encontro de Jesus com ele no templo e sua advertência não peques mais para que alguma coisa pior não te suceda,assustador não,bom fiquei pensando o que pode ser pior do que 38 anos de paralisia,negar Jesus 03 vezes como fez Pedro,não,trair Jesus como fez Judas,não,claro que Jesus não está falando só relacionado o corpo físico,em Mateus 5.29 Jesus diz se o teu olho te faz tropeçar,ou pecar arranque e lance para longe de ti,e melhor ficar sem um olho do que todo corpo ser lançado no inferno,percebe-se então que existe coisa pior do que a perda de um movimento de um membro ou mais do corpo, é como se Jesus estivesse falando melhor não andar,do que caminhar em direção ao pecado,a mulher pega no ato de adultério como diz o texto de João 8,que ia ser apedrejada tem a mesma advertência vai e não peques mais,jesus não livrou aquela mulher da morte por que um dia ela iria morrer,Jesus livrou ela da condenação,quando diz cadê seus acusadores,nem eu te condeno,a verdade é que fico muito feliz de ver este homem no templo,e muito me assusta que ele,eu você nós saimos do Templo vai e não peques mais, é como Jesus estivesse falando seu problema não é paralisia é pecado que acarreta coisas piores,existe coisas piores que a paralisia chama pecado.
Em Isaias 6 na grande visão no templo o Anjo com uma tenaz pega a brasa ardente,mas me chama atenção que ante de perdoar os pecados a bíblia diz que primeiro foi tirado a iniquidade,que nada mais é a rebelião contra Deus ou seja a vontade de pecar..Deus abençoe a Todos Sou Pb.Elijunior Souza

Servo de Deus disse...

Quanta dureza e julgamento não? Quem nunca pecou que atire a primeira pedra. Não pensaram sequer como é ter 38 anos vivendo naquela condição e exigir um psicológico tranquilo de alguém desesperado, ainda assim julgam alguém que recebeu tamanho milagre! Por gente (cristãos?) assim é que não há mais curas como esta.

Unknown disse...

gostei muito de todos os comentários mais deixo uma pergunta no qual livro da Bíblia está escrito que Jesus entrou pela porta das ovelhas

Anônimo disse...

Essa passagem fala muito Comigo... até hj ñ entendi o q Deus tem a me dizer com ela
Acredito q fala sobre cumprir um chamado da parte de Deus... esse homem com certeza ja conhecia a palavra e negligenciou o chamado caindo em devaneio... vindo a ter uma enfermidade q o próprio Deus permitiu como testemunho q É dele o querer e efetuar e nada foge do seu controle... Então esse homem é curado para cumprir a missão q lhe foi proposta e Deus o adverte "Se vc Desobedecer ficará enfermo para ñ ser contado com os q descem ao inferno ... Mas a vontade de Deus se cumprirá

.